254 anos em meio às Olimpíadas

Foto: Agência Brasil

Fundada em 1767 às margens do rio, Piracicaba completa hoje 254 anos. É orgulho dos piracicabanos por suas belezas naturais e pelas conquistas dos seus conterrâneos.

Este aniversário tem um toque especial, pois ocorre em meio ao Jogos Olímpicos de Tóquio, fazendo lembrar a história de atletas consagrados, como a grande Magic Paula, dona de dezenas de títulos defendendo Piracicaba e que brilhou nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, engrandecendo a cidade com a conquista inédita da medalha de prata no basquete, feito único jamais igualado nesta modalidade esportiva.

Desta vez Piracicaba celebra a participação honrosa do ginasta piracicabano Diogo Soares, com apenas 19 anos, que muito nos orgulhou ao passar pela fase classificatória dos Jogos Olímpicos de Tóquio, garantindo vaga na final individual da ginástica artística. O jovem ginasta, que já havia conquistado a medalha de bronze nos jogos Pan-Americanos, representou o Brasil no Japão, e colocou Piracicaba no mapa internacional da ginástica artística ao terminar entre os 20 melhores do mundo nesta categoria esportiva.

Parabéns aos pais Dorival Soares e Adriana Brajão que acompanharam toda a competição daqui da nossa terra e especialmente ao treinador, Daniel Biscalchin, formado em educação física pela Unimep e fundador da Academia Pira Olímpica, responsável pela formação do atleta nos 15 anos de parceria e trabalho duro agora recompensados.

A jovem Nicole Pircio Nunes Duarte, também com 19 anos, é outra ginasta piracicabana que orgulha a cidade, na modalidade de ginástica rítmica, sendo a primeira representante de Piracicaba a integrar a seleção brasileira adulta de ginástica rítmica na história dos jogos.

Ambos os ginastas, que já foram notícia no JP, têm passagem pelo Programa Desporto de Base oferecido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, o que demonstra o papel fundamental de incentivo à educação esportiva na tenra idade, que deve ser aprimorada e expandida.

Destaca-se a piracicabana Marcela Teixeira que atua nos Jogos Olímpicos representando a cidade nos quadros de arbitragem da modalidade de canoagem.

Merecem aplausos também os mesatenistas Luiz Felipe Manara e Carlos Alberto Carbinatti Júnior, que em breve disputarão os Jogos Paraolímpicos, e treinam diariamente em Piracicaba no Centro de Treinamento da Fran TT, sob a supervisão do técnico Paulo Cesar Bueno de Camargo.

Esses profissionais do esporte superaram dificuldades relevantes para participar nos Jogos durante a crise do coronavírus, merecendo reconhecimento por sua dedicação e persistência. Mas, as conquistas desses representantes da cidade não nos deixam esquecer que a prática esportiva por crianças e adolescentes foi extremamente prejudicada durante a pandemia, ameaçando o desenvolvimento de histórias de sucesso como as de Diogo, Nicole, Marcela, Luiz Felipe e Carlos Alberto. Espera-se que os gestores de Piracicaba recuperem o atraso e busquem alcançar excelência nos programas esportivos do município.

Já foi constatado por pesquisas que crianças e jovens retrocederam significativamente em suas capacidades motoras e cognitivas após tanto tempo em isolamento social. Por isso, o esporte deve, mais do que nunca, ser incentivado para o desenvolvimento sadio em todas as idades.

Em seu aniversário, o que Piracicaba quer é ver mais piracicabanos brilharem, seja na terrinha ou no outro lado do mundo. Que os piracicabanos sigam com saúde trazendo mais alegrias à nossa cidade!

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

doze − cinco =