255 anos de Piracicaba

Há 10 anos, uma cidade saneada que valoriza as pessoas, proporcionando histórias mais dignas para um futuro sustentável

Crédito da foto: Pira1

A Mirante está presente em dez dos 255 anos de Piracicaba, completados nesta segunda-feira, 1º de agosto. Dez anos pode parecer pouco diante de 255, mas nesse curto período, muita coisa mudou. A concessionária iniciou suas atividades em junho de 2012 por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae e, em pouco tempo, transformou a realidade do piracicabano na área de esgotamento sanitário.

Em apenas dois anos de atuação da Mirante, Piracicaba atingiu a universalização do esgotamento sanitário, fruto dos investimentos realizados pela concessionária no município. Hoje, Piracicaba dispõe de 24 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), 62 Estações Elevatórias de Esgoto, além de cerca de 1.400 quilômetros de redes coletoras de esgoto. “A ETE Bela Vista, uma das estações de tratamento de esgoto mais modernas do país, construída 100% pela Mirante, possibilitou que a universalização do saneamento chegasse em tempo recorde”, comenta o diretor executivo da unidade, Luiz Henrique Nóbrega.

Atualmente, são beneficiadas pela estratégia de universalização dos serviços mais de 420 mil pessoas. Entre os ganhos com a universalização destacam-se a redução dos problemas de saúde, a valorização imobiliária, a valorização do turismo local e a melhora na qualidade de vida. Logo, os benefícios da Parceria Público-Privado nesses 10 anos de atuação englobam ganhos ambientais, econômicos e sociais ao município e serão permanentes à medida que a PPP trabalha, incansavelmente, para aprimorar seus serviços de forma continuada.

“Levar saneamento básico não é só saúde e proteção ambiental, vai muito além disso, é levar dignidade para a população e contribuir com o futuro dos nossos filhos, netos e dos que ainda habitarão a terra. É um investimento contínuo e de longo prazo, que tem que ser estimulado, apoiado e celebrado pela população. Nós da Mirante, ficamos orgulhosos em trabalhar para construir um futuro melhor para o piracicabano”, afirma a diretora presidente da Mirante, Silvia Leticia Tesseroli, que parabeniza a cidade pelos seus 255 anos.

REPONSABILIDADE SOCIAL

Mas além das obras físicas, que proporcionaram a universalização do saneamento em Piracicaba, a Mirante, desde o início de atuação, investe em pessoas. A área de Responsabilidade Social da concessionária é um diferencial da empresa em Piracicaba. Está presente diariamente na vida das pessoas por meio de projetos e programas destinados, especialmente, à população mais vulnerável, sem tirar de foco a sustentabilidade.

Dentre tantas iniciativas, a concessionária trouxe para Piracicaba projetos importantíssimos na área de Educação, como o Saúde Nota 10, o Pioneiros e o Respeito às Diferenças, todos voltados para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas, propondo reflexões, estimulando a criatividade e a consciência ecológica. Também desenvolve o Programa Afluentes, um canal aberto de comunicação entre a comunidade e a empresa. Em dez anos, muitas lideranças comunitárias passaram pelo Afluentes. “Por meio do relacionamento com as lideranças comunitárias, a empresa se aproxima dos moradores, conhece suas necessidades, e ouve sugestões e opiniões sobre os serviços prestados”, explica o analista de Responsabilidade Social da Mirante, Gabriel Bertolo.

Para que todos os projetos tenham êxito, é essencial ouvir e compreender quais são as necessidades que uma determinada região possui e o envolvimento das pessoas é muito importante para complementar esse trabalho. “Os índices de adesão aos nossos projetos representam o compromisso social assumido pela empresa e reforçam a preocupação da concessionária em conscientizar as pessoas sobre a importância do saneamento básico para a saúde e melhoria da qualidade de vida”, afirma Gabriel.

Leia mais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dois × dois =