5 dicas para conseguir um emprego

Foto: Pexels

Mercado dá sinais de recuperação e a contratação temporária, por exemplo, cresceu 118% em relação a 2020

Dado recente da a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), quase 15,1% dos brasileiros estão desempregados, um dos fatores da causa do desemprego foi a chegada da pandemia do coronavírus no Brasil, e diversos escritórios tiveram que fechar, além do ramo alimentício que foi obrigado a fechar o consumo para evitar a propagação do vírus (presencial o que acarretou em diversas demissões).

Mas nem tudo são más notícias, com o avanço da vacinação e a reabertura do comércio, a economia começou a dar passos para sua recuperação. De acordo com a Employer, empresa especializada em Recursos Humanos, a modalidade de contratação temporária cresceu 118% em relação a 2020. Os contratos para o segundo semestre são vistos com bons olhos, já que segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), no primeiro semestre de 2022 a economia voltará ao patamar de pré-pandemia.

Para Jefferson Vendrametto, especialista em carreiras, os empregos temporários têm grande chances de efetivação, visto o recente aquecimento do comercio. “As empresas já começaram a movimentação de abertura do comércio e o aumento das vendas, estão mais preparadas do que em 2020. E por isso, estão contratando de acordo com a demanda. Assim que a vacinação avançar, a tendência do consumo é crescer e gerar um movimento na economia. Porém, neste período a qualificação será necessária”, explica Vendrametto.

CURSOS ONLINE

Por falar e qualificações, desde 2019 vem pesquisando mais sobre cursos de especificação e profissionalizantes online. Um exemplo a ser dado é Fundação Getúlio Vargas que, em 2019, ao disponibilizar cerca de 50 cursos onlines em seu site, recebeu 1,3 milhões de inscrições.

No ano passado a Udemy, plataforma EAD (estudos a distância), apontou que as matrículas onlines cresceram 425% em 2020. Contudo não são só as especificações e os cursos que fizer que vai garantir uma vaga.

Pensando em toda sua trajetória, Jefferson elaborou cindo dicas de como conquistar a vaga e ser efetivado no emprego:

• Faça uma pesquisa prévia sobre a empresa e o cargo que você deseja ocupar.

• Elabore um currículo conciso e claro. Um currículo com mais de duas páginas normalmente é descartado.

• Faça cursos, para aprimorar seus conhecimentos e sempre estar compatível com o mercado de trabalho. Procure cursos que desenvolvam habilidades socioemocionais, empreendedorismo e o senso de dono do negócio, olhando as adversidades como oportunidades.

• Planeje bem o que vai falar na entrevista e procura se vestir de forma adequada para a reunião. Uma boa primeira impressão é o que marca.

• Não desista de buscar, a vaga pode estar onde você menos espera. Então não tenha medo de falar: me indique na sua empresa.

Larissa Anunciato
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

um × 1 =