90 novos policiais estão em formação no CPI-9

Formatura ocorre em junho de 2020 (Divulgação)

Noventa novos policiais estão em preparação na Unidade Formadora de Novos Soldados da Polícia Militar de 2ª Classe, no CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior) de Piracicaba. De acordo com o Setor de Comunicações da PM, durante o curso, os policiais não são classificados em uma unidade, isso ocorrerá após a formatura que acontecerá em junho de 2020.

Os alunos-soldados, como são chamados, estudam 24 matérias no segundo módulo, do qual estão cursando nesse semestre, onde recebem instruções nas áreas de Direito, técnicas de menor potencial ofensivo, organização institucional, bombeiros, trânsito, Polícia Comunitária, Tiro Defensivo, Procedimento Operacional, doutrinas internas, dentre outras.

Ainda estão previstos mais um ciclo de formação no CPI-9 Piracicaba com mais 90 policiais, com início no dia 8 de junho deste ano. A primeira turma da unidade, com homens e mulheres foi iniciada no ano passado, no CPI-9.

CONCURSO

O Governo de São Paulo autorizou a contratação de 5.605 policiais militares para o Estado. Os profissionais serão selecionados por meio de concursos públicos com previsão de serem lançados em 2020 e no próximo ano. O objetivo é programar a reposição do efetivo. O anúncio foi publicado no Diário Oficial, no sábado (25 de janeiro).

O próximo passo será a abertura de edital para que os interessados possam se inscrever para a realização da prova. A abertura dos concursos deve respeitar a suficiência orçamentária e os preceitos legais. No total, foram autorizadas 41 vagas para 2º tenente médico PM, 130 para aluno oficial, 5.400 para soldados de 2ª classe, 26 para 2º tenente dentista PM, seis para 2º tenente farmacêutico PM e duas para 2º tenente veterinário PM.

As carreiras integram os quadros de oficiais policiais militares, de oficiais de saúde e de praças policiais militares.

 

Cristiani Azanha

[email protected]