A 4 dias do fim do prazo, 20 mil ainda não declararam IRPF

Multa para quem não entregar até dia 31, vai de R$ 165,74 a 20% do imposto devido

Das 106.582 declarações previstas para este ano, Receita Federal recebeu 86.503 até terça-feira 25.

Faltando quatro dias para o fim do prazo para entrega da declaração do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) 2021, 20.000 contribuintes ainda não prestaram contas com a Receita Federal em Piracicaba. De acordo com os dados da Delegacia da RF na cidade, até terça-feira, 86.503 das 106.582 declarações previstas para este ano haviam sido entregues ao órgão. Quem perder o prazo – que vai até 31 de maio – estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

A Receita Federal lançou assistente virtual para dúvidas de imposto de renda. O chatbot está disponível nas versões do aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’ para celulares e tablets. Se o contribuinte já tiver o aplicativo instalado, basta atualizá-lo nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store. Após a atualização basta clicar no ícone e digitar a dúvida. A Receita informou que até às 11 horas desta quarta-feira foram entregues 25.323 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021, ano-base 2020, em todo o país. Prazo de entrega termina na próxima segunda- -feira. A expectativa do órgão é de que cerca de 32 milhões de documentos sejam recebidos.

RESTITUIÇÃO

Desde segunda-feira está disponível o primeiro lote de restituição do IRPF 2021Para saber se teve a declaração liberada é preciso acessar a página da Receita Federal na internet (receita.fazenda.gov.br) em seguida, clicar em “Consultar Restituição”. Por meio do serviço pode ser verificado, inclusive, se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição (como malha, por exemplo). Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora, corrigindo as pendências. As restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão. A Receita Federal oferece também o serviço de consulta rápida das declarações do imposto de renda por meio do app Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS. O cronograma de pagamentos dos lotes de restituição foi mantido mesmo com a prorrogação do prazo de entrega da declaração.

Beto Silva

[email protected]

Leia Mais:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

7 + 7 =