A Câmara como guardiã da história

Esta semana, dia 11 de agosto, a Câmara completou 198 anos de fundação. A data que, devido à pandemia, não pode ser devidamente enaltecida como gostaríamos mas, mesmo assim, conseguimos partilhar um pouco desta história que, na verdade, se confunde com a história política do município e seus 253 anos.

Estas datas históricas, como também a comemoração dos 40 anos de promulgação da Lei Orgânica ou o maior interesse por figuras icônicas da vida política da cidade, como é o caso de Prudente de Moraes, nos dá a oportunidade de uma reflexão e também de compartilhamento de um tesouro que está na Câmara de Vereadores de Piracicaba, ainda pouco explorado. Falo do acervo histórico, cultural e documental reunido pelo Departamento de Documentação e Arquivo, hoje comandado pelo discreto diretor Bruno Didoné de Oliveira.

No início deste ano, trouxemos ao departamento, por força de concurso público, um servidor – no caso uma servidora – que tem dado importante impulso na organização e estruturação, a fim de que, cada vez mais, Piracicaba possa ter o acesso à história que a Casa resguarda. São de atas, leis, correspondências, documentos, fotografias, cartas, enfim, uma infinidade de materiais que fazem da Câmara o local guardião da história política da vida da cidade.

Mas, em que pesem todas as visitas que recebemos de pesquisadores, estudantes, curiosos, o objetivo que perseguimos, enquanto presidente, vai além. E estamos neste rumo. Queremos que as histórias destes ícones não fiquem guardadas em gavetas, em arquivos ou apenas na memória de quem sabe contá-las. Por isso, nem mesmo a pandemia tem evitado que o Departamento de Documentação desenvolva projetos e atue já com estes objetivos.

O resultado tem sido sendo visto, por enquanto, no site da Câmara, em exposições virtuais de fotos e documentos, relatando momentos importantes que solidificam o caminho até aqui. Assim, o Departamento de Documentação consegue levar à sociedade muito além da sua função administrativa contemporânea, que é ser o arquivo oficial de tudo que se produz na Casa, de ações legislativas e registros em foto e vídeos de eventos, fóruns, debates, audiências públicas.

Muito em breve, Piracicaba terá mais um orgulho a se comemorar com o memorial Prudente de Moraes, primeiro presidente Civil da República, que foi vereador e presidente da Câmara e que, até então, tinha sua visibilidade resumida a um busto no hall do Salão Nobre. Será também, contando sua história, que a Câmara vai levar à população, principalmente aos jovens e crianças que, após pandemia, voltarão a frequentar o projeto Conheça o legislativo, a importância do poder mais democrático e representativo da nossa Democracia, que é o Legislativo.

Preservar a história é de fundamental importância, mas compartilhá-la, dar acesso, fazer do Legislativo um ponto de referência em pesquisa e conhecimento da política local é um compromisso que também assumimos com a sociedade, razão da existência desta Câmara. Muito em breve, novos projetos, executados por servidores, em ônus para a sociedade, serão expostos, a fim de que todos, piracicabanos nativos ou adotados, possam navegar pelas histórias, de Corrêa Barbosa aos dias de hoje.