A Eurocopa começa nesta sexta com o duelo entre Itália e Turquia

Itália entra em campo diante da Turquia, na abertura da Eurocopa - Crédito foto: Divulgação/FIGC

A Eurocopa é o principal campeonato de futebol entre seleções da Europa e tem início nesta sexta, dia 11, às 16h, com o confronto entre Itália e Turquia, que será disputado no Estádio Olímpico, em Roma. A Eurocopa 2020 celebra os 60 anos do campeonato que será disputado no período de 11 de junho a 11 de julho, com 11 cidades-sede e em 11 países diferentes.

A primeira rodada da competição, adiada em um ano devido a pandemia de Covid-19, tem outros confrontos de destaque no primeiro final de semana dos jogos válidos pela fase de grupos. No sábado, dia 12, às 16h, no Estádio de São Petersburgo, a seleção russa recebe a Bélgica e no domingo, dia 13, a Inglaterra recebe a Croácia, em Londres, às 10h, no Estádio de Wembley.

O campeonato que é organizado pela Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) vai ser disputado por 24 seleções nacionais, que estarão divididas em seis grupos com quatro equipes cada. Os dois melhores de cada grupo garantem suas vagas às oitavas de final, que também vai contar com as participações dos quatro melhores terceiros colocados.

A edição 2020 da Eurocopa traz novamente aos gramados de uma importante competição, duas das mais tradicionais seleções de futebol do mundo, a Itália e a Holanda, que ficaram de fora da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.  O time holandês ainda ficou de fora da última edição da Eurocopa de 2016, disputada na França. A Itália disputou a Euro na França, mas acabou eliminada nas quartas de final pela Alemanha.

A Eurocopa deste ano conta ainda com as participações das seleções da Turquia, Suíça, País de Gales, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Rússia, Ucrânia, Áustria, Macedônia do Norte, Inglaterra, Escócia, Croácia, República Tcheca, Espanha, Polônia, Suécia, Eslováquia, Alemanha, Portugal, França e Hungria.

A seleção brasileira de futebol “é claro” não disputa a Eurocopa. A equipe comandada pelo técnico Tite estará em campo, no Brasil, disputando a Copa América, mas o país do futebol estará representado por sete jogadores que terão a chance de vestir os uniformes de algumas das maiores seleções da Europa.

A Itália conta com os reforços do lateral-esquerdo Emerson Palmieri (formado nas categorias de base do Santos), o volante Jorginho (campeão com o Chelsea na Liga dos Campeões) e o zagueiro Rafael Tolói (ex-Goiás e ex-São Paulo). A Rússia leva a campo o lateral-direito Mário Fernandes (formado nas categorias de base do Grêmio) e a Ucrânia vai contar com o meio Marlos (ex-São Paulo). A seleção portuguesa conta com o zagueiro Pepe, que defende o elenco luso desde 2007.  O volante Thiago Alcântara é filho do ex-jogador Mazinho e joga pela seleção da Espanha desde 2011.

No Brasil, as 51 partidas da Eurocopa 2020 terão transmissão ao vivo pela SporTV, canal por assinatura e pela TV aberta, a Rede Globo será responsável por transmitir algumas dessas partidas, que, em alguns casos, também poderão ser conferidas pelo Globoplay e ge.globo.

Os últimos campeões da Eurocopa:

França (2000); 
Grécia (2004);
Espanha (2008 e 2012);
Portugal (2016)

Edilson Morais

[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

um + catorze =