A importância da boa relação com os colegas de trabalho

Empresas com equipes unidas costumam chegar mais longe que a concorrência Foto: yanalya

O ambiente profissional é onde as pessoas passam a maior parte dos seus dias. Em razão disso, é fundamental manter um bom relacionamento no trabalho para criar um clima saudável, prazeroso e motivador. Ter relacionamentos saudáveis, bom convívio com os colegas resulta em uma série de benefícios, e é importante estar convicto de suas próprias atitudes para saber dialogar e não perder a razão.

O sucesso das boas relações está em aprimorar a capacidade de conversação. Opiniões divergentes e conflitos são inevitáveis, porém, ao melhorar a comunicação no trabalho, situações de estresse podem ser resolvidas de forma antecipada, sem maiores problemas. Para que se desenvolva uma boa convivência no espaço profissional e todos saiam ganhando, é necessário que líderes e liderados adotem algumas posturas simples, mas que fazem uma grande diferença nas corporações.

FUJA DAS FOFOCAS
Falar mal dos companheiros gera intrigas e discórdias. Sempre que tiver algo a dizer, chame a pessoa a um lugar reservado e converse amigavelmente.

RESPEITE A INDIVIDUALIDADE
Todo ser humano deseja ser respeitado, e no ambiente corporativo não é diferente. Saiba até onde pode ir com as brincadeiras e não confunda a vida pessoal do colega com a profissional. Ao preservar a singularidade de cada um, o
clima organizacional se torna harmonioso, e os colaboradores passam a ter maior empenho e produtividade.

Compreensão fortalece a comunicação e o respeito Foto: rawpixel.com

SAIBA OUVIR
Escutar a opinião dos demais funcionários é fundamental para perceber os pensamentos, valores e princípios de cada um deles. Ouvindo, é possível saber lidar com o outro de forma estratégica.

AGIR COM TOLERÂNCIA
Aprender a aceitar o diferente e a pluralidade de opiniões torna mais fácil o convívio em grupo. Seja tolerante e paciente, o que não o obriga a concordar com tudo o que dizem.

SAIBA CEDER
Abrir mão de algumas posturas pensando no bem comum ajuda a exercitar a humildade, além de contribuir para o desenvolvimento das empresas.

Assimilando e colocando em prática essas atitudes, é possível ter resultados positivos, como conquistar a credibilidade e a confiança dos colegas, manter uma boa comunicação interpessoal, construir novas amizades e ter com quem contar nos momentos em que for preciso resolver alguma pendência durante o expediente.

Por outro lado, não adotar uma postura que proporcione bem-estar para a empresa pode resultar em diversos pontos negativos, como o isolamento, desinteresse pelas tarefas profissionais e descumprimento das metas em grupo.

A qualidade das relações dentro das organizações influencia na saúde física, mental e emocional do ser humano, pois os companheiros de trabalho também fazem parte da rede de apoio social. Nada é melhor para o espaço corporativo que manter um relacionamento saudável com todos que o compõem.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

quatro × 5 =