A Massoterapia nos tempos de pandemia

A massoterapia é um tipo de tratamento de doenças feito através de massagens (pressão feita com as mãos). Ela pode ser aplicada em conjunto com outras técnicas, fortalecendo e acelerando a sensação de bem-estar, e também, levando mais energia ao organismo. Quando aliados ao toque, esses métodos contribuem com a melhora emocional, por exemplo, no tratamento de problemas como insônia e depressão. Outro exemplo: no aspecto físico, é possível tratar enxaquecas e dores musculares.

Convidei a Rafaela Bueno, massoterapeuta clínica e relaxante, para abordar este assunto e trazer algumas dicas/informações interessantes sobre esta prática terapêutica. Acompanhem:

“É cada vez mais recorrente matérias sobre o autoconhecimento e busca por bem-estar durante este período de isolamento. Este momento de forma abrupta fez todos pararem por um momento essa vida agitada que levamos, refletir e buscar ajuda.

O que a massoterapia tem a ver com isso?

Como o nome diz, trata-se de uma terapia, assim como tantas outras existentes e que se conectam na busca de equilíbrio entre o corpo e mente.

Nessa terapia, são utilizadas diferentes técnicas através de manobras manuais com objetivo do bem-estar do paciente através do alívio de dores e estresse entre outros benefícios.

Por exemplo, devido ao momento, aumentou o número de profissionais trabalhando em home office, que vem trazendo diversas queixas de dores e tensões além do estresse na região do pescoço, ombro e costas.

Por hora, falaremos especificamente de uma técnica: a massagem relaxante que busca o relaxamento físico e mental, combatendo as tensões, o estresse, a insônia, entre outros.

Os toques e manobras realizados durante a massagem relaxante são capazes de fortalecer o sistema imunológico do corpo ajudando a prevenir doenças. Isso porque estimula a circulação sanguínea e linfática, melhorando o funcionamento do corpo.

Os movimentos realizados durante a massagem relaxante podem ser leves ou mais intensos de acordo com o objetivo. A técnica ajuda a amenizar dores musculares, fadiga e luxações.

A massagem relaxante atua no organismo aumentando a produção de serotonina, o hormônio responsável por estabilizar o humor, o sono, a temperatura corporal, o apetite e as funções intelectuais. Por isso a massagem é capaz de melhorar a disposição e a regeneração muscular.

Todas as pessoas podem se submeter às sessões de massagem relaxante. Por ser uma técnica versátil, pode ser aplicada em diferentes necessidades. Pessoas que sofrem com estresse do dia-a-dia ou que realizam movimentos repetitivos no trabalho podem se beneficiar deste tipo de massagem para atingir o bem-estar corporal.

Não é necessária uma recomendação médica para este tipo de massagem. Porém, é importante passar por uma avaliação de um profissional da área para que ele indique o tipo mais adequado a cada caso. Além disso, se a massagem não apresentar nenhum resultado positivo, é recomenda-se uma avaliação com um médico. Uma massagem feita sem técnica ou de forma inadequada pode provocar danos à saúde e agravamento de alguns quadros já existentes.

Benefícios não faltam oriundos da prática e/ou sessões da massoterapia! Aproveitem todas as vantagens desta técnica. Mas lembre-se: procure sempre um(a) profissional capacitado(a) e qualificado(a).

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

quatro × 4 =