As mudanças nos hábitos e as transformações na vida de Mel Ercolin

A maratonista venceu obstáculos para melhorar a sua qualidade de vida através do esporte - Crédito foto: Divulgação/MelErcolin

A trajetória de superação da enfermeira Melissa Ercolin dos Santos começou a ser escrita no ano de 2015, quando ela estava determinada a perder peso e a ser mãe. A maternidade não veio como o planejado, mas ela sabia que precisava emagrecer, já que estava acima dos 100 quilos.

A piracicabana literalmente foi às ruas e encontrou o pedestrianismo com a modalidade que a ajudou a cuidar da saúde e a retomar o seu peso natural. O esporte foi ganhando força em sua vida e assim, de quilômetro a quilômetro, foi desbravando os seus limites nos percursos feitos pelas ruas e avenidas de Piracicaba, sempre acompanhada de amigos ou de seu pai, companheiro nos momentos de exercícios.

Em janeiro de 2016 começou a participar de corridas de média e longa distâncias e chegou a perder 12 quilos, mas foi obrigada a interromper a rotina, porque veio a tão sonhada notícia da gravidez. Com 32 semanas de gestação, ela voltou a ganhar peso e chegou a ser internada para fazer um parto de emergência, onde inclusive, teve complicações e sérios riscos de morte.

Com uma nova oportunidade de vida, Mel, como é conhecida carinhosamente, passou a cuidar do corpo para ter saúde e acompanhar o desenvolvimento do filho. Após o Samuel completar três meses, voltou a correr e não parou mais! Aos poucos, foi superando os seus limites para passar dos 5 km aos 21 km em pouco tempo.

O passo seguinte foi apertar a rotina de treinamentos para alcançar mais um objetivo: ser maratonista. A pandemia atrapalhou tudo quando quase parou a vida por completo. Ela passou a integrar a linha de frente no combate a Covid-19, doença que ela própria foi acometida no ano de 2020.

Mas, nada conseguiu frear sua determinação para participar de duas meias maratonas em 2020 e uma maratona em abril deste ano. Em razão da pandemia, as três provas foram disputadas de maneira virtual, quando o atleta completa o percurso em sua cidade.

E por falar em percurso, ela completou o trajeto da maratona de 42 km e 200 metros e superou suas expectativas. “O objetivo era superar os meus limites nessa pandemia e completar a prova no tempo determinado. Como costumo dizer em meus canais de mídias digitais, quando penso em parar vem logo o seguinte pensamento em mente: Vai, que a preguiça passa!” – completa.

Hoje, aos 40 anos, Mel Ercolin é exemplo para muitas mulheres que venceram barreiras para se tornarem vencedoras. “A malhação é a minha válvula de escape. A corrida é essencial para manter saudável a parte física e mental, sobretudo, para continuar aproveitando a vida de maneira leve, curtindo os momentos maravilhosos com o meu marido e filho. Sinto-me empoderada, porque busco os meus objetivos a todo instante e corro atrás dos meus sonhos. Nestes tempos, perdi mais de 40 quilos e sei dos benefícios para a minha qualidade de vida.” – disse a maratonista que ainda fez um alerta aos leitores:

“Minha vida é complicada… Trabalho num hospital particular à noite e durante o dia sou funcionária da prefeitura. Aos sábados e domingos mantenho a minha disciplina e sigo engajada nessa rotina de vida. O esporte é fundamental para evitar doenças. Então, eu diria para que as pessoas encontrem um tempinho para praticarem exercícios físicos, pois isso vai transformar a vida delas e trazer ganhos incalculáveis nos aspectos físicos, metabólicos e psicológicos.” – disse Mel Ercolin.

A dedicação de Mel Ercolin conta com a admiração de atletas, que assim como ela, vencem barreiras para terem a oportunidade de praticarem o esporte, como é o caso da ultramaratonista Estela Vaz, que falou da amiga:

“Não é raro lermos histórias de superação através do esporte com pessoas que venceram barreiras para se tornarem vencedores. Esse é o caso da Mel Ercolin, que soube superar problemas de saúde para atingir suas metas pessoais e realizar sonhos como atleta de corrida. Como amante deste esporte, sou otimista e tenho certeza de que a Mel poderá inspirar muitas outras pessoas!” – falou Estela sobre a maratonista.

A corrida e seus benefícios

Essa prática esportiva se destaca por ser muito atraente e ter adeptos por todas as partes da cidade de Piracicaba. É uma modalidade que não consome muito tempo e está acessível a todas as faixas etárias, por ter baixo custo e não depender de um local específico para sua realização.

A corrida traz benefícios físicos com a melhoria nos níveis de colesterol, prevenção de osteoporose, controle da pressão arterial e de riscos com problemas cardiovasculares. “É uma atividade física que proporciona um sentimento de prazer e de bem-estar e permite o controle do peso corporal e do estresse. É importante na promoção da qualidade de vida e na manutenção da saúde com o papel preventivo de doenças.” – destaca a “personal trainer” Viviane Silveira.

Edilson Morais

[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dezoito − dezesseis =