A paixão pelas estatísticas do futebol

Paixão pelo XV e a dedicação na divulgação de estatísticas esportivas - Crédito foto: divulgação

De acordo com o dicionário, a estatística é um conjunto de métodos usados para a análise de dados e sua organização. Em Piracicaba, Vitor Prates, formado em Rádio e TV é apaixonado pelo Esporte Clube XV de Novembro e há anos, divulga estatísticas sobre o Alvinegro Piracicabano.

A paixão pela divulgação dos dados sobre o futebol e o XV de Piracicaba começou por necessidade, quando ele comandava um programa esportivo de entrevistas numa rádio em Piracicaba. Até hoje, Vitor Prates mantém a rotina de publicar as estatísticas esportivas.

“Sempre gostei de fazer estatísticas para divulgar esses números ao torcedor do XV. Isso acabou sendo um fato marcante em minha carreira. Os torcedores do Nhô Quim adoram essas informações.” – disse.

Mesmo com a pandemia, Vitor segue a rotina de compartilhar estes números que envolvem as participações do XV no Campeonato Paulista da Série A2. As fontes de pesquisa são os sites oficiais da FPF (Federação Paulista de Futebol) e dependendo do adversário, o livro do Rocha Netto “A História do XV” parte II.

“Antes dessa pandemia, fazia estatísticas das médias de público, dentro e fora de casa. Atualmente, divulgo os números sobre os confrontos do XV, como por exemplo, contra o São Bernardo FC, o adversário do Alvinegro na próxima segunda. Foram 13 jogos entre as equipes, sendo quatro vitórias do XV de Piracicaba, cinco vitórias do São Bernardo e quatro empates.

O estudo realizado por Vitor Prates demonstra informações curiosas sobre o Esporte Clube XV de Novembro como, por exemplo, que o Alvinegro disputou 4.425 jogos desde a sua fundação e participou de mil jogos no Estádio Municipal Barão da Serra Negra.

De acordo com o pesquisador, após a retomada no estadual paulista, foram disputados 40 jogos e marcados 83 gols. A rodada com maior número de gols foi a quinta com 23 gols marcados, enquanto a nona rodada foi a que registrou o menor número de gols: oito.

Edilson Morais

[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

nove − 7 =