Aberto edital para o Conselho Municipal de Política Cultural

Conselho é um dos mais importantes e estratégicos para a ação cultural do município, diz secretário. (Foto: Amanda Vieira/JP)

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) abriu edital de convocação para o Comcult) Conselho Municipal de Política Cultural de Piracicaba para a gestão 2021-2023. Podem se candidatar pessoas com o mínimo de 16 anos, que possuam Título de Eleitor e residência comprovada de pelo menos um ano em Piracicaba.

De acordo com o Secretário de Cultura, Adolpho Queiroz, esse Conselho é um dos mais importantes e estratégicos para a ação cultural do município, pois dialoga diretamente com os artistas, sociedade civil e com poder público.

“Uma das dificuldades que enfrentamos é que os prédios da prefeitura que geram essa renda como teatros e pinacoteca e espaços culturais, estão há um longo tempo fechados por conta da pandemia. O valor disponível atualmente é referente ao ano de 2020, no total de R$ 160 mil e, como não há previsão para retornarmos com novas atividades, será necessário pensar outras maneiras de gerar novos projetos na cidade, além das 150 ações que estamos desenvolvendo pela Lei Aldir Blanc”

Conforme informações no site da prefeitura, as inscrições vão até o dia 26 deste mês, mediante comprovação de atuação apresentando portfólio, currículo e material impresso e para o candidato da Sociedade Civil (associações sem fins lucrativos que atuam na cultura) deverá apresentar carta de indicação da entidade representada.

No total serão 24 conselheiros (12 da sociedade civil e 12 indicados pelo poder público), representando as áreas de artes visuais e audiovisuais, artes cênicas, música, livro/literatura, tradições e culturas populares e instituições da sociedade civil.

Os membros representantes do Orçamento Participativo e do Codepac (Conselho Municipal de Patrimônio Cultural) serão indicados pelos respectivos conselhos e posteriormente notificado ao ComCult.

Ainda de acordo com a prefeitura, a comissão eleitoral será constituída por 6 (seis) membros indicados pela SemacTur e pelo Conselho Municipal de Política Cultural. Nos dias 29 e 30 de abril, a comissão habilitará os candidatos de cada segmento por meio da análise dos documentos entregues no ato da inscrição. Documentos necessários: cópia simples do RG e CPF, cópias dos comprovantes de residência atual e de 1 (um) ano atrás, cópia dos comprovantes de atividades culturais há pelo menos 1 (um) ano no município. ,

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser feitas das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, situado na rua Santo Antonio, 641, Centro, até o dia 26 de abril de 2021. Para as pessoas que desejam votar em seus representantes, comparecer no dia 12 de maio de 2021, das 18h às 21h no próprio Museu.

A prefeitura ressalta que, permanecendo o protocolo sanitário do Plano de São Paulo referente à pandemia Covid-19, a ação poderá ser realizada em formato digital, sendo informado posteriormente.

Pedro Martins
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

12 − 2 =