Equipes de cirurgia digestiva e radiologia intervencionista (Foto: Divulgação)

A ablação (destruição) de tumores primários ou metastáticos no fígado é um procedimento pouco invasivo que permite ao paciente ter alta em, no máximo, sete dias. Por isso, esse foi o método indicado pela equipe médica do Santa Casa Saúde para uma paciente de 56 anos diagnosticada com câncer no intestino grosso e metástase no fígado.

O procedimento foi realizado pelos cirurgiões Francisco Leal e Eduardo Trávolo e pelos radiologistas Paulo Hatschbach e Alexandre Borges, das equipes de cirurgia digestiva e radiologia intervencionista do Hospital, marcando mais uma iniciativa da Santa Casa no sentido de se manter na vanguarda dos procedimentos para implementar o tratamento assistencial e proporcionar maior qualidade de vida ao paciente.

Primeiro, a equipe fez a retirada do tumor primário no centro cirúrgico da Santa Casa. Depois, durante um segundo procedimento no Instituto de Radiologia do Hospital, os médicos utilizaram a técnica de ablação por radiofrequência realizada de forma percutânea (pela pele) para destruição das lesões hepáticas com apoio da tomografia e da ultrassonografia para a precisa localização dos tumores.

“O novo procedimento elimina a necessidade de incisões (cortes cirúrgicos) no abdome para exposição do fígado, tornando-se uma excelente opção no tratamento das doenças cirúrgicas do aparelho digestivo, principalmente em razão de suas vantagens”, explicou Francisco Leal.

Segundo ele, o procedimento reduz a dor pós-operatória, diminui o tempo de retorno às atividades e o período de internação, minimizando também a morbidade pois elimina a necessidade de transfusões sanguíneas e a internação em UTI. “Entre o exame, o diagnóstico, a cirurgia e a alta hospitalar decorreram 30 dias”, disse. O cirurgião relata que os procedimentos colorretais laparoscópicos têm apresentado bons resultados, “A paciente teve alta em sete dias, sem precisar de UTI ou transfusão de sangue, e está totalmente livre dos tumores”, salientou o cirurgião.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

cinco × 4 =