Acessórios e maquiagem para carnaval melhoram as vendas do comércio em Piracicaba

Tendência vinda da capital de acessórios e glitter ganhou gosto das piracicabanas. (Crédito: Amanda Vieira/JP)

Maquiagem, acessórios e fantasias ajudaram o comércio de Piracicaba a se animar neste carnaval. Lojistas que ofereceram esses produtos aos foliões relatam que esta época do ano teve mais movimento no comércio se comparado com o ano passado.


Para atender a demanda, o comércio teve horário especial de funcionamento. Nesta terça-feira (25) as lojas não abrem e na quarta-feira (26) voltam a abrir as portas a partir do meio dia. Na segunda-feira (24) o expediente das lojas foi normal e os foliões aproveitaram para comprar os últimos acessórios para os bloquinhos e para os bailes de marchinhas, como o do Clube de Campo.


As entidades representativas do comércio de Piracicaba não realizam pesquisa para prospecção das vendas no carnaval, pois avaliam que nesta época o movimento no comércio é considerado normal.


Porém, o presidente da CDL (Câmara dos Dirigente Lojistas) de Piracicaba, Reinaldo Pousa, comenta que, “como houve uma movimentação do carnaval popular em Piracicaba”, alguns setores sentiram melhora nas vendas. “Houve um aumento setorizado nas lojas que têm produtos de carnaval para vender”, conta.


De acordo com uma proprietária de loja de fantasia, Ana Cláudia Alves Beguetti, a tendência deste ano foram os acessórios. “Está mais um carnaval de acessórios, que está vindo mais a tendência dos bloquinhos de São Paulo: um arranjo para a cabeça das mulheres, uma maquiagem, um brinco, body e sainha de tule”, comenta.


Ana comenta que depois de alguns anos de crise o carnaval de Piracicaba volta a se animar, porém o percentual de venda em sua loja ainda não cresceu em relação ao ano passado. “Acredito que vai manter o que foi ano passado”, complementa.


Já a operadora de caixa de uma loja de roupas e acessórios no centro da cidade Melina de Melo aponta que, comparada ao ano passado, “esse ano o fluxo aumentou bastante, foi muito bom nas vendas”, afirma. Entre os itens mais procurados foram as saias de tule, body com personagens, cropped e shorts.


Junto às fantasias e aos acessórios, o que não faltou nos bloquinhos também foi glitter, como analisa a vendedora Amanda Caroline Gonçalves Nunes. “[A venda] foi melhor do que o ano passado, o que ajudou bastante foi a maquiagem de rosto […], veio bastante novidade, bastante glitter, pedraria também”, relata.

Andressa Mota

andre[email protected]