Ações de marketing na educação

Overhead portrait of students in trendy sneakers chilling on the floor while preparing for exams together. University friends spending time together using laptops and writing abstract. Pessoas foto criado por lookstudio - br.freepik.com

O marketing pode ser definido como um conjunto de esforços criativos e táticos utilizados para adaptar o produto ou serviço ao mercado. Para isso, é necessário considerar o macroambiente identificando oportunidades e ameaças, além de ter como foco o atendimento às necessidades de seu público-alvo.

Quando se trata do setor educacional, o marketing pode ser compreendido como um conjunto de ações planejadas e coordenadas que visem criar e manter um relacionamento mais próximo com os potenciais e atuais alunos das instituições de ensino (IE). Com o uso do marketing, é possível atrair, nutrir, qualificar, converter e fidelizar interessados em futuros estudantes.

É importante ressaltar que a instituição não deve utilizar o marketing educacional somente nos períodos de campanha de processos seletivos, pois suas ações precisam ser ininterruptas. Nesse sentido, o trabalho da IE como um todo deve ser revisto constantemente mediante avaliações periódicas para identificar o que deu certo e o que precisa ser melhorado.

Um bom planejamento de marketing deve coordenar as estratégias de captação de alunos com os valores e a missão inerentes à cultura da instituição. Em virtude da queda na captação de alunos em cursos presenciais, as IE passaram a se preocupar ainda mais em manter os alunos já matriculados. Instituições proativas começaram a ser reestruturadas para organizar mais satisfatoriamente as tarefas relacionadas a fortalecer o relacionamento com os alunos e aumentar a taxa de retenção.

Entre as ações de marketing, novas táticas estão sendo adotadas, como a gestão inteligente, a qual permite analisar perfis comportamentais e, com isso, ajustar as ações de marketing ao perfil dos potenciais alunos nas mídias sociais.

Iniciativas que auxiliem no desenvolvimento da carreira dos alunos devem fazer parte do mix de ações voltadas para entender melhor suas necessidades e seus interesses, bem como auxiliá-los a atingir seus objetivos.

O foco é estreitar a relação com os estudantes da forma mais personalizada possível, de modo que estudar em sua instituição faça sentido para eles durante toda a jornada acadêmica, o que lhes possibilita direcionar os esforços para o objetivo almejado; dessa maneira, sua instituição poderá fazer parte da construção do futuro deles. Outro aspecto importante ao elaborar as ações de marketing educacional para assegurar o bom funcionamento da instituição é capacitar suas equipes, treiná-las, para que tudo saia como o planejado.

É fundamental contar com pessoas motivadas, capacitadas e engajadas em um único objetivo: captação e retenção de alunos. Ademais, trabalhe o marketing de conteúdo, que é essencial para qualquer instituição. Por intermédio dele se consegue estabelecer um grande nível de confiança, e isso contribui para que seus leads tendam a optar pela sua instituição. Ter uma plataforma de gestão de relacionamento com o aluno potencializará todas as ações de marketing educacional aplicadas no dia a dia por todas as suas equipes. O fato é que o conteúdo gerado pelos usuários, o famoso boca a boca, está mais vivo do que nunca, além de estar evoluindo para se adequar ao cenário digital.

Ao trazer o conteúdo gerado por alunos e ex-alunos em formatos criativos e atrativos, sua IE aproveitará ainda mais o marketing de recomendação se aliá-lo às novas tecnologias que ajudam a dinamizar essa estratégia. Na venda de serviços educacionais, o marketing de experiência pode ser adotado para gerar um diferencial e mostrar o valor dos serviços da instituição, como oferecer aulas experimentais e disponibilizar um tour virtual ou presencial a fim de apresentar a infraestrutura para os futuros alunos.

Outra ação é o uso do marketing de influência, o qual hoje é a grande aposta de muitas marcas, para compartilhar a realidade da instituição. Essas são algumas ações de marketing adotadas no setor educacional que podem auxiliar em seu planejamento de marketing.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezenove + 1 =