Administração no mundo tecnológico

Estamos vivendo a Revolução da Velocidade, as tecnologias se desenvolvem exponencialmente. Temos uma capacidade computacional muito maior do que no século XX, o que nos permite avançar exponencialmente em diversos campos da ciência, impactando a sociedade e a economia com inúmeras inovações tecnológicas.

É necessário as organizações aprimorarem seus modelos de gestão, compreendendo rapidamente as mudanças que a sociedade vem passando em função das novas tecnologias e desenvolvendo produtos e serviços novos com a mesma velocidade. As novas tecnologias chegam até nós muitas vezes despercebidos e, quando nos damos conta, já estamos totalmente dependentes delas. Essas tecnologias, por sua vez, estão sempre evoluindo e lançando novas versões ou derivações, nos forçando a estarmos sempre atualizados. Mais do que nunca, precisamos administrar bem nossas organizações.

No século XXI, temos novos e inspiradores desafios para a Administração. Cabe a ela prever, planejar, organizar e controlar a gestão das organizações, considerando as novas tecnologias que estão surgindo e seus impactos, com responsabilidade social e foco em sustentabilidade.

A experiência de décadas passadas e ferramentas não devem ser ignoradas, mas é preciso evoluir naturalmente frente ao novo contexto, aperfeiçoando sempre as técnicas e ferramentas de gestão. Muitas das teorias e fundamentos da Administração estão mais atuais e imprescindíveis do que nunca, frente às necessidades das empresas no gerenciamento da inovação, da mudança, na compreensão do ambiente externo e interno das empresas, para elaboração de seus planejamentos estratégicos.

As empresas que pretendem aproveitar as oportunidades da sociedade 4.0 devem investir na sua Administração, na qualificação e atualização de seus gestores, no desenvolvimento de habilidades voltadas na Gestão e Difusão da Inovação nos ambientes corporativos, e no gerenciamento de mudanças, em gestão da tecnologia da informação e ferramentas tecnológicas de apoio à Gestão. A Administração lida com pessoas, fatos e resultados. Por isso seu estudo é importante aos seus gestores. A empresa deve manter boas relações entre tecnologia, clientes, fornecedores, colaboradores, materiais, processos e produtos ou serviços para obter bons resultados. A tecnologia adotada por uma empresa provoca forte impacto aos controles administrativos e exerce influencia na importância concedida às várias funções. Ela precisa ser administrada por meio de decisões racionais para produzir eficiência.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dezenove − 5 =