Advogados elegem hoje a nova gestão da OAB Piracicaba; votação acontece no Sincop

Pleito deve contatar com cerca de 2.000 votos válidos; multa para os que não comparecerem é de R$ 199

Acontece hoje (quinta-feira), das 9 às 17 horas, a eleição para a nova gestão da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Piracicaba. Três chapas disputam o comando da entidade nos próximos três anos, a partir de 2022. O pleito está concorrido neste ano em comparação a 2018, quando houve formação de chapa única. Os advogados em dia com a Ordem estão habilitados para votar. Segundo o atual presidente da OAB, Jefferson Goularte, cerca de 2.000 profissionais deverão ter computados suas escolhas como voto válido. O processo eleitoral acontece na sede do Sincop (Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba), que fica na rua Pasqual Guerrini, 55, bairro Castelinho. A multa para quem não comparecer é de 20% sobre o valor da anuidade.

Atualmente, os advogados da OAB pagam ao ano à entidade RS 997,30 – valor que inclui todos os benefícios da Ordem e da Caasp (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo). Portanto, os que não comparecerem ao pleito terão uma multa de R$ 199,46. O presidente da entidade calcula que Piracicaba tem cerca de 2.700 advogados.

Sobre as campanhas para a eleição de hoje Jefferson Goularte comenta sobre o ‘clima’. “O que ocorre é que algumas chapas, de forma irresponsável, não se limitaram a discutir os assuntos dentro da própria categoria. Mas, externaram factoides sem embasamentos para a sociedade. O fato de concorrer às eleições deveriam ser com campanha propositiva, fato esse não praticado pela oposição, onde em toda a campanha está somente atacando a própria instituição, dando a entender ser mais acirrada que outros anos.” Ainda conforme o presidente, com exceção da última eleição, todas as demais sempre houve mais de uma chapa. “Já tivemos eleições com cinco chapas concorrentes. Recentemente, nas eleições em 2011 e 2015, foram três chapas. Em 2018 foi chapa única e, agora, três chapas.

CHAPAS
Por ordem de data de registro, concorrem: “OAB Para Todos” (número 10.081) com Fernanda Dal Picolo na presidência e Guilherme Monaco De Mello como vice; “Muda OAB – Sua Voz, Sua Vez!” (número 10.082), de Vivian Patricia Previde e Paula Mayara Darro Martins Rocha Filzek, com presidenta e vice, respectivamente; e “Renova OAB!” (número 10.083) com Leonardo Ribeiro Marianno para presidente e Tahis Maressa Arthuzo Beraldo na vice-presidência.

Cristiane Bonin
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

20 − 8 =