Agências do INSS reabrem nesta quinta (17) no Estado de São Paulo

INSS conseguiu derrubar liminar que impediu reabertura gradual a partir de segunda (14) (Foto: Amanda Vieira/JP)

Após a reabertura gradual das agências do INSS (Instituto Nacional do Serviço Social) no Estado de São Paulo, prevista para a última segunda-feira (14), ser suspensa por decisão judicial. O Instituto informou nesta quarta-feira (16) que recorreu da decisão e conseguiu revertê-la. Desta forma, as agências no Estado serão reabertas a partir de quinta-feira (17), com agendamento prévio por meio da plataforma Meu INSS ou telefone 135. Os usuários que precisam de perícia, porém, ainda precisam aguardar e, caso já tenham agendado, reagendar. A agência de Piracicaba está entre as 122 que reabrirão no Estado. Outras unidades podem ser consultadas no site covid.inss.gov.br.


Decisão do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) que suspendeu a reabertura na segunda acatou pedido do Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social, que argumentou que as agências não atendiam todos os protocolos sanitários, como o fornecimento de EPI (Equipamento de Proteção Individual) para todos os servidores.


“Na decisão que revoga a liminar concedida no fim de semana, o TRF3 reconhece que o INSS adotou medidas para garantir a segurança tanto dos segurados quanto dos servidores”, informou em nota o Instituto.


Na primeira etapa da reabertura, serão atendidos apenas usuários agendados e em horário reduzido, das 7h às 13h. São priorizados a avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.


Segundo o INSS, os serviços não disponíveis presencialmente continuam disponíveis pelos canais remotos, como site gov.br/meuinss e aplicativo e pelo telefone 135.

Andressa Mota