Alberta: O espetáculo da natureza canadense

Lake Louise, um dos lagos mais belos do Canadá

Uma das regiões mais diversificadas e encantadores do Canadá. É desta maneira que é classificada a província de Alberta, localizada na parte Oeste e a quarta mais populosa de todo o território canadense. A modernidade de Calgary e Edmonton, o charme de Banff e o verdadeiro espetáculo das Montanhas Rochosas. Estes são apenas alguns aperitivos da “Texas canadense”, local que tem atraido diversos moradores e turistas todos os anos.

CALGARY
Calgary é a maior cidade da província, além de ser a terceira maior do país e possuir a quarta maior região metropolitana. Fundada em 1875 e capital financeira de Alberta, o município encanta pela sua natureza e suas festas, principalmente o “Calgary Stampede”, o maior evento de rodeio no Canadá, realizado anualmente no mês de julho.
São dez noites de entretenimento, recebendo diversos artistas. Na cidade a Calgary Tower, é uma parada obrigatória para se ter uma ampla visão da cidade, com uma torre de cerca de 60 andares. O Heritage Park é considerado o maior museu histórico vivo, com dezenas de exibições, passeios, lojas e restaurantes; enquanto a Prince’s Island é o principal parque da cidade, ideal para relaxar e se conectar com a natureza.

EDMONTON
Capital da província, Edmonton é o princípio do centro político de Alberta e sabe aliar sua modernidade a história. Um exemplo é o West Edmonton Mail, maior shopping center do Canadá (e do mundo até 2005). Além de tradicionais lojas e restaurantes, o local se destaca com uma praia artificial, um lago e até um parque de diversões.
No Parque Nacional Elk Island os visitantes podem observar mais de 40 espécies de mamíferos, como alces, além de praticar atividades ao ar livre. O Royal Alberta Museum é ideal para os turistas fascinados em história, contando os primórdios da província; além da chance de ver a famosa Aurora Boreal durante os meses de maio a setembro.

BANFF
A pacata cidade de Banff localizada no sudoeste, quase na divisa entre Alberta e a Colúmbia Britânica, é o local favorito para quem viaja para as Montanhas Rochosas. O que muitos não sabem é que Banff também faz parte do roteiro, com altíssimas montanhas com picos cobertos de neve, lagos glaciais de água azul-turquesa, geleiras, animais silvestres, cachoeiras e florestas.
Dentro da cidade, a sugestão é passear na Banff Gondola, para conferir as montanhas no local e o espetáculo da mãe natureza. Para quem quiser se refrescar, pode conferir a Banff Upper Hot Springs, piscina de águas quentes, ideal para um merecido descanso.

MONTANHAS ROCHOSAS
As montanhas rochosas são imponentes e graciosas e não são uma exclusividade de Alberta, que a divide com a vizinha província da Colúmbia Britânica e com os estados americanos de Idaho, Montana, Wyoming, Colorado e Novo México. Na parte albertense, se destacam os parques nacionais de Jasper e Banff, além dos magníficos lagos Patrícia, Pyramid, Anette, Edith, Louise, Bow, Moraine, entre outros.

Mauro Adamoli