Alergia a glúten: saiba o que é, quais os sintomas e como tratar

Foto: Pexels

Esse tipo de alergia alimentar pode ser confundido com outros tipos de alergias ou intolerâncias

alergia a glúten é um tipo de alergia alimentar, porém, apenas relacionada ao consumo do glúten, que é uma proteína encontrada em diversos alimentos, como trigo, centeio, cevada e espelta. De forma ainda mais específica, na maior parte dos casos, a pessoa sente as reações alérgicas apenas quando consome trigo, e não as outras farinhas com glúten, o que faz essa doença ser chamada também de alergia ao trigo.

Sintomas

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, a alergia a glúten ou apenas a componentes do trigo é um tipo de alergia alimentar que provoca reações adversas no sistema imunológico, desencadeando os sintomas como em outras alergias. No caso desse tipo, os sintomas podem ser em diferentes partes do corpo.

Sintomas no sistema gastrointestinal

O primeiro lugar do corpo a sentir os efeitos do glúten é o intestino. É através dele que os componentes dos alimentos são absorvidos e enviados para a corrente sanguínea para nutrir o corpo.

Mas quando o glúten entra em contato com o intestino, ele vai causando inflamações que impedem o órgão de absorver os nutrientes. Assim, o corpo todo fica com deficiência nutricional, gerando uma série de problemas de saúde.

Além das consequências gerais no corpo, a reação também vai ocorrer de forma aguda, assim que o trigo for digerido, causando desconforto abdominal, inchaço e prisão de ventre ou diarreia.

Sintomas na pele

Qualquer tipo de alergia também tem a característica de manifestar sintomas na pele, como manchas avermelhadas ou bolinhas e que coçam bastante. Esses sintomas tendem a desaparecer quando o glúten ou o componente alérgeno do trigo param de agir e o sistema imune entende que já não há mais perigo.

Sintomas no sistema respiratório

Inchaço na região da garganta, tosse, nariz entupido, rosto inchaço e dificuldade para respirar também estão entre os clássicos sintomas de alergias alimentares e respiratórias. Estão também entre os mais perigosos, já que a garganta pode inchar a ponto de se fechar e bloquear a respiração.

Choque anafilático

Esse é o mais perigoso sintoma de alergias alimentares. O corpo vai desencadear uma reação massiva, acionando diversos sintomas ao mesmo tempo, podendo levar o organismo à queda de pressão, arritmia cardíaca e colapso vascular, o que pode acabar em morte caso não tenha socorro imediato.

Tratamentos

O tratamento para alergia a glúten consiste em eliminar esse ingrediente do cardápio, totalmente. Se for diagnosticado que a pessoa é alérgica somente a determinado componente do trigo, ela poderá continuar comendo outros alimentos com glúten para ver como se sente.

Em casos de crise é necessário que a pessoa saiba qual tipo de remédio anti-histamínico pode tomar para bloquear os sintomas. Por isso é importante consultar um médico antes que uma próxima crise aconteça, assim ele irá receitar o medicamento mais adequado.

Qual a diferença entre intolerância e alergia a glúten?

Alergia e intolerância ao glúten não são a mesma coisa, embora tenham muito em comum. Mas o que as diferencia, no caso da alergia, como você leu acima, os sintomas são os mesmos de outras alergias alimentares, podendo levar a óbito se a pessoa tiver um choque anafilático e não receber auxílio médico imediato.

No caso da intolerância os sintomas não chegam a esse nível, porque ela é como um tipo de alergia não-tóxica, ou seja, com sintomas menos graves. Os sintomas da intolerância também estão relacionados ao desequilíbrio no funcionamento gastrointestinal e sintomas que se manifestam em outras partes do corpo, mas não de forma aguda, como em uma crise alérgica.

Na intolerância ao glúten a pessoa sente a saúde muito melhor se não consumir glúten e esse é o único modo de não ter os sintomas, mas não terá graves consequências se, por acaso, comer um pouco vez e outra.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

19 − 19 =