ndice de UV tem chegado a 8, considerado “muito alto” Foto: Claudinho Coradini/JP

Com a chegada da primavera e rumo ao verão, quando o hemisfério sul está mais exposto aos raios solares devido ao eixo de curvatura da Terra, é preciso tomar cuidados extras com a saúde pelos índices de radiação ultravioleta (UV) estarem mais altos. Segundo dados do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, nos últimos dias o índice de UV tem chegado a 8, por volta do meio dia, considerado “muito alto” segundo padrões meteorológicos.

Conforme explica Bruno Bainy, meteorologista do Cepagri, o alto índice de UV é considerado normal para esta época do ano. “E vai aumentar até janeiro, quando estamos mais perto do sol e a incidência de radiação solar é máxima”, comenta.
A incidência de radiação UV é mais alta do final da manhã até o início da tarde, entre 10h e 14h, nos meses de setembro e outubro – aumentando o período conforme o verão chega. Segundo os padrões meteorológicos, o índice UV é considerado “baixo” até 2; “moderado” de 3 a 5; “alto” de 6 a 7; “muito alto” de 8 a 10 e “extremo” acima de 11.

De acordo com análise que Bainy fez dos meses de janeiro a novembro do ano passado, na região, os índices UV máximos chegam a serem “extremos” no intervalo de outubro a março; “altos” em maio e agosto; “muito alto” em setembro e “moderado” em junho e julho.

CUIDADOS
Além de manter a hidratação e evitar exposição ao calor pelas altas temperaturas, de acordo com o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), com os índices UV de “alto” a “extremo” é preciso evitar o sol principalmente perto do meio dia, não esquecer do protetor solar, especialmente no rosto; proteger os olhos e, se possível, usar camisa UV de manga longa.
Segundo o CPTEC, o tempo de exposição que já começa a queimar com UV “alto” é de 30 minutos; “muito alto”, de 15 a 25 minutos e “extremo”, 10 minutos.

Andressa Mota

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

catorze + 11 =