Alunos da Esalq criam blog com conteúdo de ciências para pais

Equipe tem participação de alunos de Ciências Biológicas e Ciências Agrárias (Foto: Divulgação)

Se a criatividade de professores e pais para passarem atividades às crianças durante a quarentena acabar, os alunos do projeto “Ensino de Biologia por investigação: atividades práticas na formação de futuros professores das licenciaturas da Esalq/USP” podem ajudar. Pensando em tirar dúvidas e passar informações responsáveis sobre o ensino de ciências, eles criaram o blog inForme-se consCiência.

Na plataforma são disponibilizados materiais didáticos e é oferecido um plantão on-line via e-mail para professores e estudantes de educação básica.

De acordo com a orientadora do projeto, a professora Taitiâny Kárita Bonzanini, seis estudantes cuidam diretamente do blog e mais 20 colaboram pontualmente. Segundo a professores, o objetivo é levar informação e construir um canal de contato com diferentes públicos.

“Eu fiquei muito preocupada com a situação e pensei: como podemos ajudar com nossa experiência? Então surgiu a ideia do blog, pois é uma forma de chegar até as pessoas nesse momento de quarentena”, conta a professora.

Os conteúdos são selecionados ou produzidos pelos participantes do projeto. “Existem muitas explicações hoje na internet, então a gente toma o cuidado de ver quem produziu aquele material, quem é a referência, se o conteúdo é correto ou não do ponto de vista científico”, esclarece Taitiâny.

Entre os temas abordados nas publicações estão cursos on-line que a USP (Universidade de São Paulo) oferece para fazer durante a quarentena, experimentos de ciência para realizar com as crianças, dicas de filmes e animações para aprender enquanto se diverte e até visitas virtuais a museus.

Os pais e professores também encontram atividades educativas para as crianças, dicas de como explicar a pandemia, como gravar uma vídeoaula e como cuidar da saúde mental durante a quarentena.

“A ideia também foi levar informação no formato de entretenimento para um público em geral. Nesse momento de quarentena, que as pessoas não podem sair para passear, nós fizemos uma seção que a pessoa pode fazer um tour virtual em parques, museus, sem sair da sua casa. Além de conteúdo da área de ciências e da área de biologia, nós nos preocupamos em levar informação e entretenimento para o público em geral”, conta a orientadora.

Para tirar dúvidas sobre as disciplinas de ciências e biologia, o blog tem a seção “envie a sua dúvida ou sugestão”. O e-mail de contato é o [email protected] O endereço para acessar o blog é o licenciaturasesalq.wixsite.com/ensinodeciencias.

O projeto tem o apoio do Programa Unificado de Bolsas da USP e conta com a participação de estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Ciências Agrárias da Esalq.

Andressa Mota