AME entrega ampliação da recepção e de salas ambulatoriais

Ampliação da AME foi entregue ontem em Piracicaba | Foto: Divulgação

A ampliação da recepção e de salas ambulatoriais do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Piracicaba foi entregue ontem. As obras começaram em maio do ano passado e terminaram no início deste mês de fevereiro.

O AME é um serviço do SUS (Sistema Único de Saúde) do Estado de São Paulo é está há 12 anos na cidade. O recurso da ampliação, lembra Graciela Maria Gera Abrão Sakai, coordenadora médica da unidade, é proveniente de repasse da Prefeitura de Piracicaba, num convênio firmado ano passado. “Solicitamos e a administração anterior conseguiu que esta verba fosse disponibilizada ao ambulatório”.

A nova recepção, onde antes era a Farmácia de Alto Custo do município, é climatizada e maior, ressalta Graciela. “Era pequena e tinha uma acessibilidade ruim, com escada na entrada. Toda a entrada agora é com uma rampa acessível a todos”, conta. Os assentos da recepção principal também aumentaram, são atualmente 70. “Devido à covid-19, com o espaçamento, estão cerca de 40 disponíveis. Mas existem outros locais com assentos de espera pelo AME, distribuídos na pré-consulta, o que chega a 100 lugares”.

As quatro salas do centro cirúrgicos foram mantidas, lembra Graciela, mas ambulatório aumentou. “Ampliou-se mais três consultórios, passando para nove. Ao todo, são 14 salas, sendo nove consultórios”, revela.

“Ganhou uma sala de atendimento dermatológico, que não tinha”. Além disso, aumentaram as salas de procedimentos ambulatoriais. “Agora, o paciente por vir ao AME, independente do problema que tem; se for um procedimento pequeno, pode fazer no mesmo dia”.

Outra sala que foi ampliada, graças a estes recursos, é uma de exames oftalmológico. “Antes fica dentro de um consultório, e agora está isolada”. Como ressalta Graciela, por enquanto, as mudanças não vão impactar em aumento de atendimentos. “Apenas em melhoria de instalação”, ela aponta.

O AME, que atende a DRS (Diretoria Regional de Saúde)-10, fica na rua Riachuelo, 1850, no Jardim Elite, e o telefone de contato é 3437-4950. De acordo com Graciela, são cerca de 1,5 milhão de pessoas da região aptas ao atendimento na unidade da cidade para atendimento em diversas áreas médicas, com foco cirúrgico. “Em12 anos, estamos quase nos 400 mil atendimentos”.

Erick Tedesco | [email protected]

Leia mais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

6 − um =