Ame Piracicaba amplia em 63% atendimento a casos de câncer pele na RMP

Foto: Alessandro Maschio/JP

Unidade atende casos de câncer de pele de 26 cidades da Região

O Governo do Estado de São Paulo lançou o programa Ame Oncologia, com o objetivo de oferecer diagnóstico e tratamento contra o câncer nos Ames (Ambulatórios Médicos de Especialidade). Na RMP (Região Metropolitana de Piracicaba), as unidades de Limeira e Rio Claro oferecem atendimento oncológico dermatológico e de intestino. Já o Ame Piracicaba será voltado apenas para o atendimento dermatológico, serviço já oferecido pela unidade que atende 26 cidades da Região.

A proposta do Estado é de aumentar a oferta de consultas e cirurgias em 30% nos ambulatórios. Em Piracicaba, a demanda de atendimentos para as consultas e cirurgias plásticas reparadoras para o mês de julho, já apresentam um aumento de 63%, conforme destaca a coordenadora médica e diretora técnica da unidade, Graciela Abrão Sakai.

A médica destaca que o Ame Piracicaba atende exclusivamente casos de câncer de pele, para consultas, retirada do tumor e cirurgia reparadora. A unidade é responsável pelo atendimento de 1,5 milhão de habitantes, sendo que 47% se referem à população de Piracicaba, cidade com maior demanda de casos.

Ela lembrou que o ambulatório não é porta aberta e todo atendimento acontece via Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) ou pelos postos médicos das cidades atendidas.

Segundo o Estado, na RMP serão ofertados 263 exames e biópsias previstas para o câncer de pele entre os meses de julho e agosto deste ano.

Os Ames terão um protocolo especial para estes tipos de câncer e permitirão um atendimento mais ágil aos pacientes. Todos os encaminhamentos se darão por intermédio da atenção primária, pelos municípios, que farão encaminhamento pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross) responsável por promover a regulação para localizar a unidade de referência que garanta o pleno atendimento da população.

AMPLIAÇÃO
A região também contará com o atendimento especializado das Unacon (Unidades de Alta Complexidade em Oncologia) das regiões de Piracicaba, Limeira, Rio Claro e Araras para encaminhamento ao tratamento oncológico.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

quatro + cinco =