Ampliação de Laboratório da Esalq chegará a 510 dias

Prorrogação foi devido à construção de segundo andar (Foto: Amanda Vieira/JP)

A Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) prorrogou, pela terceira vez, a entrega da reforma e ampliação do Laboratório de Biologia Molecular. O antigo prazo terminaria na última terça-feira (26) e com prorrogação, as obras têm mais 120 dias pela frente. Com isso, a nova previsão de entrega do serviço ficou para o dia 23 de setembro. Ao todo, a obra na Esalq vaidurar 510 dias, já que o trabalho começou no 2 de maio de 2019. A empresa contratada para a reforma é a Fabecon Engenharia e Construção Civil Ltda, com investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

O professor titular chefe do departamento de genética da Esalq, Carlos Alberto Labate, explicou que a reforma do local é uma ampliação, já que o segundo andar do departamento está sendo construído. “A razão da prorrogação do prazo foi em razão de uma parte do projeto que não estava previsto, já que a laje, que é onde ficará o segundo andar, não é uma laje adequada para colocar o segundo piso. Portanto, foi feito um reforço do piso. Depois desta notificação, o processo teve que passar pelo Tribunal de Contas do Estado, para obter aprovação. Mas o resto está sendo feito dentro da normalidade.

Mesmo com o segundo andar em construção, Labate afirmou que os trabalhos direcionados ao andar inferior ocorrem normalmente. “Temos alunos, pós-doutores, atendendo projetos no laboratório em que atendemos empresas, fazemos análises e estamos trabalhando sem problemas”, detalhou o professor, ressaltando que o que mais atrapalhou a Esalq foi a pandemia da covid-19.

“A pandemia, interfere no andamento geral da universidade, já que os alunos de pós-graduação não podem frequentar o laboratório, apenas algumas pessoas que têm condições de trabalho. No mais está tudo correndo conforme o previsto”, informou.

Mauro Adamoli