Andaime promove debate sobre o teatro na Pinacoteca

0
26 views
Andaime comemora 35 anos em 2021 | Foto: Tiago Altafini

A Pinacoteca Municipal Miguel Dutra recebe a partir de amanhã (3), até sexta-feira (5), o ciclo de debates sobre o fazer teatral com o Grupo Andaime Teatro. As atividades acontecem sempre às 15h e a participação é gratuita.

O projeto, explica o diretor do grupo, Antônio Chapéu, é uma contrapartida do Edital Aldir Blanc-Inciso II ao apoio recebido para a manutenção do espaço Ponto de Cultura Garapa, cujo proponente é a Associação Cultural Arte.

Cada encontro, explica Chapéu, vai ter duração de duas horas e terá como mote as pesquisas realizadas pelo Grupo Andaime sobre a cultura ‘caipiracicabana’, que resultaram em espetáculos como “Lugar onde o peixe para”, “As Patacoadas de Cornélio Pires” e Nonoberbo Nonemorto”, entre outros.

“Essa pesquisa é fundamentada na tradição oral e o grupo trabalha na perspectiva de reorganização da memória da cultura local. A atividade é voltada a jovens em idade escolar, artistas e demais interessados”, aponta Chapéu.

“A pesquisa teatral a partir da tradição oral” é o tema do primeiro encontro, na quarta-feira. No segundo encontro o tema é “A concepção do espetáculo teatral a partir da tradição oral” e, no último, “A criação da personagem teatral a partir da tradição oral”.

Em respeito ao distanciamento social, os lugares serão limitados ao público, devido ao momento de pandemia que estamos vivendo. Todos os protocolos de segurança serão seguidos pela organização das atividades.

Em 2021, o Andaime Teatro completa 35 anos. Neste período, foram 15 peças encenadas, que segundo Chapéu, ultrapassam 700 apresentações em mais de uma centena de cidades brasileiras de sete estados diferentes.

Erick Tedesco | [email protected]

Leia mais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

11 + dez =