Antonio Carlos Giuliani: Disseminar e melhorar o saber

O professor universitário Antonio Carlos Giuliani entende que uma boa gestão só é possível, por meio das pessoas que o cercam no ambiente de trabalho. Pensando nisso, propôs entre as suas principais metas: fazer uma gestão participativa como o atual diretor executivo da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba). Com uma vasta experiência na área de Marketing, é autor de mais de 30 livros sobre esse segmento, publicados no Brasil, Argentina, Estados Unidos. Pós-doutorado em Marketing, PhD na Universidade de Sevilla/Espanha e na Universidade Publica Autônoma do Estado de Puebla/México. Doutorado, Mestrado e Graduação em Administração. Professor de graduação e pós graduação há 35 anos na área de marketing e estratégia.

Experiência de 30 anos na área de gestão e marketing em empresas do setor de serviços e varejo. Foi coordenador e trabalhou na criação e implementação de cursos de pós-graduação nas modalidades lato sensu (MBAs) e stricto sensu mestrado e doutorado. Analista de Perfil Comportamental APC- Formação Profissional em Coaching e Mentoring modalidade Business, entre outros.




Sua rotina de trabalho é acirrada, mas seu refúgio é sua família, que considera como seu porto seguro. Ele é filho do casal Maria Jenny Serinhone Giuliani e Antonio Giuliani e irmão de Ana Cristina Giuliani. É casado com a bacharel em ciências contábeis Sandra Trombeta Giuliani e pai de Ana Francisca. Em seus momentos de lazer prefere o contato mais próximo com a natureza. Confira a entrevista completa de Giuliani ao persona deste domingo:

Qual é a sua formação?
Pós-doutorado em Marketing, PhD na Universidade de Sevilla/Espanha e na Universidade Publica Autônoma do Estado de Puebla/México. Doutorado, Mestrado e Graduação em Administração. Professor de graduação e pós graduação há 35 anos na área de marketing e estratégia.
Experiência 30 anos na área de gestão e marketing em empresas do setor de serviços e varejo. Fui coordenador e trabalhei na criação e implementação de cursos de pós-graduação nas modalidades lato sensu (MBAs) e stricto sensu mestrado e doutorado. Analista de Perfil Comportamental APC- Formação Profissional em Coaching e Mentoring modalidade Business. Atualmente sou diretor executivo da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), mantenedora das unidades educacionais EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba), pós EEP Centro de Pós-Graduação, Colégio Cotip com oferecimento de ensino médio e profissionalizante e Ceep (Centro de Educação Profissionalizante), que oferece cursos de curta duração in company referenciados em consonância com a realidade de mercado. Sou autor de 30 livros na área de marketing e varejo, editados no Brasil, Argentina, México e Estados Unidos.
Trabalhos publicados em revistas QIALIS/Capes nacional e internacional na área de marketing. Membro Ativo da Asociación Iberoamericana de Marketing(AIM)
 
A implantação do curso de Direito é uma das novidades neste ano? Qual é a proposta com a implantação desse curso?

Neste ano oferecemos no processo seletivo de início de ano o curso de graduação em Ciências Contábeis com uma turma em andamento. Para esse ano o curso de direito vem como uma das novidades de novos cursos de graduação.

Temos propostas de oferecimentos de cursos de graduação denominados tecnólogos com duração entre dois anos a dois anos e meio.
Estamos trabalhando para oferecer também o curso de graduação em arquitetura.

O curso de direito da Fumep nasce de uma necessidade de formação de profissionais da área jurídica com qualificações técnico-profissionais e relacionais para atuar em uma sociedade e um mercado de trabalho marcado pelas inovações tecnológicas e as constantes transformações de processos sociais, produtivos, educacionais e jurídicos.

O ambiente jurídico contemporâneo é marcado por novas demandas, princípios, valores e técnicas que possuem objetivos de qualificar a prestação jurisdicional evitando conflitos sociais. Piracicaba e região, em função de suas características econômicas, educacionais e sócio-políticas, percebe-se a necessidade de formação técnico-jurídica em áreas emergentes ligadas ao setor tecnológico e empresarial. Teremos um curso com enfoque no direito empresarial. O curso de Direito se fundamenta na ética, solidariedade, inovação, profissionalismo e compromisso com a humanidade, o meio ambiente e a cultura do diálogo e a democracia.

Quais os objetivos com a criação de novos cursos na unidade?

A missão da Fumep é promover, a produção e a disseminação do saber, contribuindo com o desenvolvimento humano e comprometendo-se com a justiça social, com a democracia e com cidadania, possibilitando a formação de profissionais aptos a exercer, em sua plenitude, as suas atividades profissionais e de relacionamento social.

 Como consegue realizar uma gestão participativa dentro da Fumep?
Minha gestão está sendo pautada no princípio da transparência para os públicos internos e externos. Para alcançar objetivos e resultados todos devem conhecer onde estamos e para onde devemos ir. Sem participação não caminhamos. Estou fazendo uma gestão pautada na participação e na busca de resultados. No contexto atual é preciso estar atento ao mercado. Uma instituição educacional que prima pela qualidade na formação de seus alunos precisa dialogar internamente, externamente e estar atenta as inovações solicitadas pelo mercado. Dessa forma formaremos profissionais que serão destaque no mercado.
 

Qual a sua avaliação sobre a importância da Fumep para cidade e educação?

A Fumep e suas unidades educacionais estão diretamente relacionados ao desenvolvimento tecnológico e à formação de recursos humanos para Piracicaba e região, Neste contexto, embora prevaleçam os cursos da área de Engenharia a instituição já possui uma presença marcante na área de Ciências Sociais Aplicadas com o curso de Administração, Ciências Contábeis e em breve com curso de Direito.

 
Quais projetos ainda pretende implementar em sua gestão?

Juntamente com a nova diretoria acadêmica estamos trabalhando para oferecimento de cursos de graduação modalidade tecnólogos, novos cursos de pós graduação na modalidade MBA para atender novas áreas serviços, indústria e varejo. Trabalharmos em inovações na maneira de oferecimento dos cursos incluindo EAD (Ensino a Distância).

 
Quais são seus novos planos de trabalho?

Trabalhar o posicionamento mercadológico da Fumep e suas unidades educacionais, investimento na informatização de setores, consolidação da relação da instituição com as empresas para assegurar o desenvolvimento ambos precisam trabalhar juntos. Ampliar a possibilidade de convênios nacionais e internacionais permitindo inserção de nossos alunos de forma global.

O senhor considera que ainda é necessário uma atenção especial de nossos governantes com relação aos incentivos às faculdades e pesquisas?

Não detalharei essa pergunta porque podem tirar conclusões não me dando a condição de me posicionar.

Não se constrói um país sem educação. Quando todos os envolvidos entenderem o verdadeiro papel da educação compreenderão o papel importante do professor, do ter conhecimento e não apenas receber informação. Como sou persistente acredito que nossa educação receberá o merecido reconhecimento de nossos governantes, trabalho como contribuidor para vermos a educação valorizada.

Qual a importância da família para o senhor?
A família é a base da sociedade. É o alicerce é a primeira escola na vida de qualquer ser humano. A importância da família é para criar alicerce de nossos filhos estreitar relacionamentos. Ela é a principal responsável pela educação de nossos filhos, é o porto seguro que, de forma consciente e inconsciente, transmite valores e crenças que, ao longo do tempo são absorvidos de acordo com os exemplos de atitudes e comportamentos dos adultos ao seu redor. É na família que promovemos autoconfiança, autoestima, autocritica, habilidades para desenvolver relações intra e interpessoais saudáveis, embasadas em princípios de ética e honestidade.
 
Quais são suas atividades nos momentos de lazer ou em casa?
Nos momentos de lazer gosto muito de aproveitar a natureza aproveito muito com minha família o convívio em nosso sítio desfrutarmos de vida tranquila contato com natureza e amigos. Fazer viagens para conhecer coisas novas países, culturas diferentes isso agrega muito conhecimento e prazer.

Em casa nos momentos de lazer gosto muito de cozinhar fazer novidades para degustarmos em família ou com amigos.

Cristiani Azanha