Ao custo de R$ 234 mil, recuperação vai levar 180 dias

Foto: Alessandro Maschio/JP

A Prefeitura de Piracicaba vai investir R$ 234 mil na recuperação do píer ponto de partida do passeio turístico de barco pelo rio Piracicaba, na avenida Beira Rio. A obra tem previsão de ser realizada em 180 dias, a partir da ordem de serviço, que deve ser assinada nos próximos dias.

A empresa vencedora do processo de licitação foi a Jarabe Engenharia Ltda. O píer foi danificado em um incêndio criminoso em julho 2021.

A administração municipal registrou Boletim de Ocorrência para apuração do crime, que não deixou vítimas, mas deixou toda a estrutura comprometida, tanto a parte de madeira quanto a de ferro. A vegetação no entorno do píer não foi atingida pelas chamas.

As obras de reforma e recuperação previstas em contrato incluem a desmontagem do píer, deck e passarela e transporte para o pátio de trabalho da empresa, assim como remontagem no local de origem.

Os serviços de recuperação da estrutura incluem jateamento da estrutura danificada, galvanização da estrutura metálica do píer, inclusive os pisos em chapas metálicas, troca de todos os parafusos galvanizados a fogo, recuperação dos flutuadores em poliestireno expandido, envelopados com lona vinílica reforçada, instalação de pisos em chapas metálicas do tipo “xadrez” de 1/8 de espessura nas duas passarelas e no deck flutuante, além de pintura em esmalte sintético automotivo na cor branca de todas as partes metálicas.

A Diretoria de Turismo, área ligada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), informou na época do incêndio, que foi solicitada a presença de um representante da empresa que construiu o píer para avaliar o grau de comprometimento da estrutura para, assim, realizar a reconstrução.

Apesar de a investigação contar com as imagens das câmeras de segurança da Cemel (Central de Monitoramento Eletrônico), o responsável por atear foto no local não foi identificado.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

3 × três =