Mesmo com a derrota, XV é favorito para chegar a semifinal (Foto: Michel Lambstein)

O XV de Piracicaba foi derrotado pelo Linense pelo placar de 3 a 1 na tarde da última quarta-feira (16), no estádio Gilberto Siqueira Lopes, em Lins, pela 5ª rodada da 3ª fase da Copa Paulista 2019. Valdir, Gustavo Prata e Tiago marcaram os tentos do Elefante, enquanto que Raphael Macena (artilheiro do campeonato) fez o gol de honra do Nhô Quim. No outro jogo, o EC São Bernardo venceu o Comercial por 2 a 0 e se classificou para as semifinais. O XV está na segunda posição do Grupo 9, com oito pontos, três a mais que o Comercial (cinco) e também tem mais saldo de gols que o rival (3 e -4, respectivamente).

Os primeiros 20 minutos na partida em Lins se concentraram no meio-campo, com as duas equipes se estudando e atacando pouco. A primeira grande chance do jogo, veio aos 24 minutos. Após falha da zaga quinzista, o atacante Tiago ficou cara a cara com Luiz Fernando, porém o goleiro realizou uma grande defesa. Na sequência, Misael fez uma bela jogada pela esquerda e tocou no meio da pequena área para Luizinho, que isolou, perdendo a grande chance do Nhô Quim na primeira etapa. O Elefante voltou a levar perigo aos 29, após escanteio, em que o goleiro do XV, no reflexo, salvou a equipe mais uma vez.

Aos 37 minutos, em outra boa jogada pela esquerda de Misael, o meio cruzou para a pequena área, porém o volante Simião chutou de primeira e pegou mal na bola, mandando pra fora. Após mandar no primeiro tempo, o Linense abriu o placar aos 39 minutos. O atacante Tiago limpou a marcação e lançou para Valdir, que ajeitou e bateu forte no canto direito para abrir o placar. O Nhô Quim ficou 412 minutos sem sofrer gols, marca que não alcançava desde 2010.

O XV voltou ligado no segundo tempo e assustou aos quatro minutos, com Raphael Macena, que cabeceou com perigo após escanteio cobrado por Danilo Bueno, porém o arremate não foi certeiro. Após batida de falta de Gilberto Alemão, o árbitro marcou de pênalti. Na cobrança, Raphael Macena empatou para o XV. Três minutos depois, após cruzamento de Luizinho, Macena cabeceou por cima do gol.

Após o ímpeto inicial do XV, o jogo esfriou, sendo que o Linense chegou apenas aos 29 minutos. Após cobrança de falta de Diógenes, Luiz Fernando espalmou para escanteio. Aos 35 minutos, o Elefante fez o seu segundo gol com Gustavo Prata, que saiu na frente de Luiz Fernando e chutou no canto direito do goleiro quinzista para desempatar a partida. Mesmo após realizar as três substituições, o XV não conseguiu reagir e sofreu o terceiro gol com Tiago, que recebeu, girou entre os marcadores e finalizou de dentro da área para marcar o terceiro do time da casa.

O XV encerra sua participação na 3ª fase neste sábado (19), às 16h, diante do EC São Bernardo, no Estádio Barão da Serra Negra.

Mauro Adamoli

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dois × cinco =