Após alagamentos, chuva deve dar trégua neste sábado

Mais uma vez a avenida 31 de Março ficou alagada pela chuva. (Créditos: Claudinho Coradini/JP)

A frente fria que chegou ao Estado de São Paulo na última quinta-feira (16) e colocou a região em alerta de temporal pode continuar trazendo chuva no fim de semana, porém em menor volume.

Em Piracicaba, a previsão é de é de 8 mm de chuva amanhã. O sábado será ensolarado, enquanto o domingo terá chuva moderada pela manhã, segundo o site Clima Tempo.

De acordo com balanço da Defesa Civil, em aproximadamente meia hora de chuva na quinta-feira, choveu 49,8mm. “Para o curto espaço de tempo é bastante chuva”, afirma o secretário-executivo da Defesa Civil, Odair Melo.

Essa situação colocou diversos pontos da cidade em alerta e causou alagamentos, como na avenida 31 de Março, rua Gomes Carneiro – próximo ao teatro municipal “Dr. Losso Neto”, na rua José Pinto de Almeida e na avenida Armando de Salles Oliveira, onde a água chegou às plataformas de embarque do Terminal Rodoviário Intermunicipal de Piracicaba.

Avenida próximo a rodoviária ficou inundada. (Créditos: Claudinho Coradini/JP)

Carros ficaram ilhados na 31 de Março. Para amenizar a situação, o Corpo de Bombeiros e a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) chegaram a interditar algumas vias nas proximidades do teatro. “Foi pedido isso para que mais nenhum motorista ficasse ilhado”, comenta Melo.

Enquanto isso, o rio Piracicaba segue em nível normal. Durante a chuva de quinta-feira, a nível subiu de 2,11 metros para 2,6 metros, porém logo baixou.

Melo explica que os alagamentos são frequentes na região central da cidade por conta da construção das vias sobre o córrego Itapeva, que foi canalizado, nos anos 1950. “Não sei como era antes [se alagava], creio que sim, porque ele tinha muita água também”, conta. O córrego desembocava no rio Piracicaba.

As chuvas foram causadas pelo encontro, na região, de frente fria vinda da região Sul do país com o calor e umidade que oriundos da região amazônica.

Andressa Mota

[email protected]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

quinze − sete =