Após ataque no ônibus, doações de sangue aumentaram

Foto: Alessandro Maschio/JP

Doações são feitas de segunda a sexta, das 7h30 às 13h

No primeiro dia após o lançamento da campanha de doação de sangue às vítimas de violência lançada pela Diocese de Piracicaba, o Hemonúcleo de Piracicaba já registrou aumento no número de doadores. De acordo com a assistente social responsável pela captação de doadores, Luciana Sachetto, nesta quarta-feira (22) 102 pessoas que buscaram o banco para fazer doação.

Segundo ela, para esta quinta-feira (23) o agendamento já está esgotado, com 100 pessoas cadastradas. Luciana disse que vários setores se sensibilizaram com a causa , incluindo o XV de Piracicaba, que também lançou uma campanha em junho, mês do doador de sangue.

De acordo com a Santa Casa, há algum tempo o Hemonúcleo Piracicaba deixou de anotar os nomes fornecidos por quem procura o espaço para fazer a doação de sangue.

A medida tem como propósito conscientizar a população de que a doação não deve ocorrer somente em casos pontuais. No entanto, segundo a médica responsável pelo Hemonúcleo Piracicaba, Jordana Fuzato, devido à repercussão e a gravidade do caso ocorrido na tarde de ontem (21), quando um homem esfaqueou, matou e feriu pessoas dentro de um ônibus o centro de Piracicaba, houve, sim, aumento na procura de pessoas que queriam fazer a doação citando que estavam no local para doar sangue às vítimas.

Nesta quarta-feira, por exemplo, a agenda de doações estava lotada, houve até certo desencontro de pessoas que apareceram no local sem prévio agendamento.

“Nossa campanha é permanente e vale ressaltar que a doação não precisa ser feita em um único dia. Se a pessoa não conseguiu agendar a doação para hoje, ela pode voltar no dia seguinte, estamos aqui de segunda a sexta, das 7h30 às 13h e precisamos repor nosso estoque de sangue todos os dias”, disse Jordana ao salientar que a população precisa ter o hábito de ser doador recorrente e não esporádico ou pontual.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

10 − 5 =