Após dois anos fechada, piscina municipal vai ser reformada

Spalla Engenharia terá 180 dias para executar a obra (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Depois de dois anos fechada, piscina municipal será reformada. Conforme divulgou a prefeitura, o prefeito Barjas Negri (PSDB) homologou a licitação para reconstrução do Complexo Aquático Dr. Samuel de Castro Neves. A empresa vencedora é a Spalla Engenharia Eireli e o valor do contrato é de R$ 1.292.633,48, 20,81% a menos do valor previsto, de R$ 1.632.296,65.

O Jornal de Piracicaba tem acompanhado as denúncias de precariedade da estrutura da piscina municipal desde 2018. Cidadãos ouvidos pela reportagem do jornal à época relataram trampolins quebrados, falta de azulejos e rachaduras. Devido aos problemas, alguns pais tiraram seus filhos das aulas com medo de que ocorresse algum incidente.

O contrato com a empresa vencedora será assinado nos próximos dias. Os recursos são oriundos do Financiamento à Infraestrutura do Governo Federal e emendas parlamentares, como do deputado federal Gilberto Nascimento (PSC). O prazo de vigência do contrato é de 180 dias, contados da data de emissão da Ordem de Serviço (OS), podendo ser prorrogado.

O prefeito Barjas Negri disse que é importante recuperar equipamentos públicos, como já foi feito recentemente com o Teatro Municipal Dr. Losso Netto e, na gestão passada, com o Zoológico e Paraíso da Criança, Estação da Paulista e Pinacoteca. “A piscina municipal é um patrimônio do esporte da cidade e merece esse expressivo investimento”.

Segundo o secretário de obras, Vlamir Schiavuzzo, com o valor financiado, a Prefeitura vai tornar o complexo mais adequado ao uso da população, para os projetos da Secretaria de Esportes e as competições. O projeto foi feito com base em pesquisa com professores e usuários.

PROJETO
O novo projeto contempla o aproveitamento da “caixa” existente da piscina atual e construção de uma piscina semiolímpica, de dimensões 25 x 25 metros, que atenderá a demanda das aulas de iniciação e treinamento de atletas, já que ainda possuirá dimensões oficiais. Atenderá, ainda, a realização de eventos e terá menor custo de manutenção.

Outra piscina será construída para atender as aulas de hidroginástica, principalmente de grupos da Terceira Idade e outras atividades.

Com o fechamento da piscina, as aulas ocorreram em locais parceiros da prefeitura e, devido à pandemia, estão suspensas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × 5 =