Maiores volumes de chuva para esta semana estão previstos para madrugada de quarta para quinta-feira | Foto: Amanda Vieira/JP

Com a chegada de novembro, enfim a primavera começa a mostrar suas características transitórias para o verão: a volta das chuvas. Após a longa estiagem deste ano, o volume de chuva para o mês deve ficar próximo ao normal, conforme apontam previsões do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).


“As estimativas dos modelos de previsão sazonal estão otimistas com relação às chuvas em novembro, que devem ficam aproximadamente na faixa da normal climatológica, que é de aproximadamente 150 – 175 mm, segundo o INMET”, comenta o meteorologista Bruna Bainy, do Cepagri (Centro de Pesquisa Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultara), da Unicamp.


Esta semana, segundo Bainy, há chances de temporais, “com chuva localmente forte, rajadas de vento e trovoadas”. Os maiores volumes de chuva devem cair entre a noite de quarta (18) e quinta-feira (19).

LEIA MAIS:


O meteorologista explica que essas chuvas estão associadas à chegada de uma frente fria no Estado de São Paulo, que ocorre nesta terça-feira (17). E, por isso, as temperaturas de quinta a sábado (21) devem ser mais amenas.

As máximas previstas para esses dias são entre 25º C e 27º C e as mínimas caem de 20º C e 22º C para 12º C a 14º C. “Já no domingo, as máximas voltam a subir, conforme a massa de ar frio se afasta em direção ao oceano”, complementa Bainy.


Para esta terça-feira, há novamente previsão de pancadas de chuva a partir da tarde. Quarta e quinta, as chuvas são “ocasionais e recorrentes”, segundo Bainy. Já na sexta-feira o tempo “vai limpando”. O meteorologista explica ainda que a frente fria não terá maior impacto no estado porque “estaremos ‘na borda’ dessa massa de ar”.

Andressa Mota

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

catorze − dez =