Após o Covid-19, como funciona a memória muscular do seu corpo no retorno aos treinos?

Muitas pessoas pararam seus exercícios físicos por causa da Covid. Muitos ainda não retornaram aos treinos. Mas mesmo os que ficaram quase dois anos sem a pratica da atividade física não devem ficar tão preocupados, fora o retorno gradual aos treinos. O nosso corpo tem memória e o seu retorno tende a ser mais rápido do que caso você fosse um sedentário.

Em um recente estudo publicado na Revista Function pela American Physiological Society intitulado “ Nucleus Type-Specific DNA Methylomics Reveals Epigenetic “Memory” of Prior Adaptation in Skeletal Muscle “
mostra que os nossos músculos possuem uma memória para a atividade física, mesmo depois de muito tempo sem fazer nada, ou sem praticar algum exercício.

Quando a pessoa realiza um exercício, vários genes no seu corpo são alterados, e com isso, resulta em mudanças de longo prazo que podem ser vistas após semanas ou até meses de inatividade física. No entanto, após o retorno, os músculos se “lembravam” de uma forma mais rápida o processo de treinamento no seu corpo.

A pesquisa sugere que não importa quanto tempo tenha passado desde seu último treino, pois seus músculos irão responder sempre ao treinamento de forma gradativa ao que foi planejado. Independente da idade, esta memoria muscular acontecerá sempre, podendo levar seu corpo a construção de músculos, força e melhora do seu condicionamento físico. É o que ocorre muitas vezes com os “envelhescentes” que foram atletas no início de suas vidas e depois retornam aos treinos.

A atividade física é um dos principais fatores que fizeram com que milhões de pessoas pelo mundo passassem pela Covid de forma branda ou até sem sintomas. A atividade física se torna cada vez mais importante para sua saúde mental e fisiológica e pensar “que irar sofrer novamente” ao retornar os treinos é um ledo engano, já que existe esta memoria muscular no nosso corpo para a atividade física.

Melhor começar o quanto antes! Aliás, você se parou, nem deveria ter parado! Posso afirmar hoje em dia que atividade física é vida! Até a próxima!

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dezenove − três =