Após tumulto e aglomeração, Saúde amplia locais de vacinação

Desorganização e falta de controle dos pré-agendamentos têm sido denunciados desde segunda-feira. (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Após aglomeração e princípio de tumulto em alguns postos que ofereciam a vacinação contra a covid-19 aos idosos com idades acima de 85 anos, a Secretaria de Saúde de Piracicaba decidiu ampliar de cinco para 12 unidades para atendimento.

A prefeitura informou ontem que vai ampliar os postos de vacinação de hoje até sexta-feira. A administração recomenda aos idosos que respeitem o horário previamente agendado de vacinação nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Crabs (Centros de Referência da Atenção Básica). O horário, das 16h às 19h, foi idealizado para evitar o contato desnecessário dos idosos com outros pacientes que circulam pelo local até as 16h.

A dona de casa Karine Maria dias disse ontem que o irmão precisou ir às 6h até a UBS Centro para conseguir uma senha para vacinar o pai. Às 15h34 o idoso aguardava a imunização na fila, que começaria às 16h. “Nós nos revezamos para conseguir vacinar o meu pai”, contou Karine.

Segundo a prefeitura, com atendimento fora do horário de expediente, os funcionários da saúde podem dedicar total atenção à vacinação das pessoas que se encaixam nessa faixa etária, favorecendo assim o ritmo ágil da vacinação.

Importante ressaltar que durante a vacinação na rede pública as pessoas devem seguir as regras e orientações de saúde básicas, como higienização constante das mãos, manter o distanciamento de 1,5m de cada pessoa na fila e jamais tirar a máscara, dentro ou fora das unidades de saúde.

As 51 Unidades de Saúde da Família (USFs) existentes no município por sua vez, continuam a vacinar a população com 85 anos ou mais contra a covid-19, conforme orientação do Plano São Paulo. A Secretaria de Saúde já destinou 1.216 vacinas para esse público, sendo que a maioria já foi vacinado.

Veja os 12 locais para vacinação contra a covid-19: UBSs Centro, Vila Independência, Jardim Alvorada, Algodoal, Esplanada, Parque Piracicaba (Balbo), Jupiá e Paulicéia e nos CRABs da Vila Rezende, Santa Terezinha, Vila Sônia e Novo Horizonte. A vacinação nesses locais acontecerá das 16h às 19h, com cada UBS e Crab disponibilizando 90 vacinas por período.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

quinze − doze =