Artistas e alunos pintam muros de escola no Bairro Alto

2
316 views
Muros da escolas municipal foram pintados por alunos e artistas | Foto: Divulgação

Os muros da área externa do prédio da escola municipal São Vicente de Paulo, no Bairro Alto, ganharam cores e formas com uma intervenção promovida no começo do mês, que reuniu artistas e alunos.

A ideia surgiu da diretora da escola, Vanessa Pupo, junto as artistas Giulia Zen e Diógenes Moura, os responsáveis pelas inéditas empenas (arte em lateral de prédio) de Piracicaba – ela pela arte próxima ao Centro e, ele, na Vila Rezende.

“Surgiu junto à equipe da unidade num projeto que tem como intenção contemplar uma série de mudanças para melhor acolher as crianças quando do retorno, assim que for possível, das aulas presenciais”, explica Vanessa.

O objetivo, segundo a diretora, era tornar o muro mais alegre e expressivo, uma vez faltava cor às paredes externas.

“Além de trazer alegria e de deixar a escola com aparência de escola de educação infantil, o convite foi feito, visto que a escola possui diversas funções sociais que extrapolam os seus muros, a fim de propagar a cultura e apresentar novos artistas e diferentes formas de expressão às nossas crianças, à comunidade escolar e a sociedade piracicabana de modo geral”.

A pintura começou no último dia 13. No total, foram treze artistas que participaram da ação: Giulia Zen, Diógenes Moura, Tom Simoni, João Ariozo (Peixe Pichado), Tikka, Isadora, Cabelin, Rip, Sarah Soares, Alice Lima, Laís Rocha, Jaque e Nahama Baldo. “Convém ressaltar que duas mães que possuem suas crianças matriculadas em nossa escola, participaram também deste projeto”, revela. Vanessa.

Ainda teve a participação de 27 crianças das turmas de Jardim II. Por não terem vivenciado e compartilhado este ano do convívio escolar e, considerando que elas irão para escolas do ensino fundamental em 2021, a diretora Vanessa Pupo propôs a realização de uma oficina, em que essas crianças pudessem deixar suas marcas e contribuições na construção da identidade da escola São Vicente de Paulo.

“A proposta foi concretizada com sucesso e contribuiu de forma significativa para a criação e o fortalecimento de um sentimento gregário entre a escola, artistas e comunidade escolar”, completa a diretora.

Erick Tedesco

Leia mais

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

nove − 4 =