Ato pelo Dia da Mulher acontece sábado (7) na praça José Bonifácio

Coletivo de mulheres faz ato neste sábado (7), em Piracicaba, na praça José Bonifácio (Crédito: Amanda Vieira/JP)

Um grupo de 50 mulheres autônomas de diferentes coletivos de Piracicaba se organizam para um ato em referência ao Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 8 de março. O evento tem como lema “Mulheres pela Vida, Democracia, Justiça para Marielles, Cláudias e Dandaras” e será realizado amanhã, a partir das 9h, na praça José Bonifácio, no Centro.

De acordo com Rai de Almeida, umas das organizadoras, a manifestação tem por objetivo chamar a atenção para questões ligadas ao cotidiano da mulher.

“A mulher está perdendo direitos e sofrendo a violência doméstica, psicológica e física, vemos o aumento do número de feminicídio em Piracicaba, no Estado e no Brasil”, afirmou.

Rai destacou que o ato é aberto à participação de toda a sociedade, no entanto, o protagonismo será da mulher. No local haverá intervenções artísticas e momento de fala. “O microfone estará aberto para que as mulheres se expressem”, destacou.

A manifestação vai criticar a ausência de políticas públicas, que afeta a vida das mulheres, especialmente as pobres e negras que moram nas periferias, e a violência ganha dimensões alarmantes.

Segundo os dados levantados pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em fevereiro de 2019, 1,6 milhão de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativas de estrangulamento, enquanto 22 milhões foram assediadas de alguma maneira.

Já os casos de feminicídio, em São Paulo, aumentaram em 76% no primeiro trimestre de 2019, comparados com o mesmo período anterior. Enquanto neste período foram registrados 21 casos, naquele foram 37 mulheres que foram vítimas de feminicídio.

Beto Silva

[email protected]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

5 × três =