Audiência pública define futuro dos recursos hídricos

Recursos hídricos são temas de audiências no PCJ (Foto: Amanda Vieira/JP)

Hoje e amanhã, audiências públicas em Piracicaba e Camanducaia (MG) abrem espaço para discussão sobre o futuro dos recursos hídricos das Bacias Hidrográficas do Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Os temas que serão debatidos fazem parte da revisão do Plano das Bacias PCJ 2010 a 2020 e englobam questões atreladas à cinco Cadernos Temáticos, que tratam de garantia de suprimento hídrico, melhoria da qualidade dos corpos d’água, uso e conservação da água no meio rural e recomposição florestal, águas subterrâneas e educação ambiental.

O Plano de Bacias tem como objetivo analisar os cenários e prever ações para melhoria dos recursos hídricos. “Desde o último plano houve alterações na realidade da região. As cidades se desenvolveram expressivamente e enfrentamos a pior crise hídrica de nossa história, por isso precisamos reforçar as estratégias de atuação”, afirma Eduardo Léo, coordenador de Sistemas de Informações da Agência das Bacias PCJ.

Hoje, a audiência acontecerá em Camanducaia (MG), das 9h às 13h. Na pauta, o Plano Diretor de Recursos Hídricos da Unidade de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos dos rios Piracicaba e Jaguari (porção das Bacias PCJ localizadas em Minas Gerais) e os temas dos cinco Cadernos Temáticos do Plano de Bacias PCJ. Amanhã, das 9h às 13h30, a audiência será realizada no auditório da Prefeitura de Piracicaba e terá como pauta apenas os temas dos Cadernos Temáticos.

Na atual conjuntura a participação dos municípios e dos serviços de saneamento das Bacias PCJ é fundamental para a construção do plano, de modo a fortalecer os compromissos entre os atores envolvidos na recuperação e conservação dos recursos hídricos da região.

Da Redação