Inscrições abertas para curso de pintura de Angélica Stolf

Curso com a experiente artista piracicabana acontece em fevereiro | Foto: Claudinho Coradini

As aulas de pintura da artista plástica piracicabana Angélica Godinho Stolf estão há cerca de 10 anos na Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra”. Anualmente, nestes primeiros meses do ano, a sala no andar de espaço do espaço começa a receber inscrições de pessoas interessadas em aprender o ofício das tintas e pincéis, voltadas apenas para adultos. As aulas começam em fevereiro.

As inscrições podem ser feitas na própria Pinacoteca Municipal (rua Moraes Barros, 233) de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A atividade será de segunda a quinta-feira, como conta Angélica, em turmas divididas entre o período matutino e vespertino. Pela manhã, serão das 9h às 12h, enquanto à tarde, acontecerão das 14h às 17h.

A adesão depende de uma conversa com Angélica, para entender a noção de arte de cada eventual aluno, e saber como melhor montar as turmas, sempre pequenas. “No máximo 4 ou 5 alunos por aula, para melhor poder dar a atenção ao aprendizado”, ela conta. E destaca que, para participar, não precisa necessariamente saber técnicas. “É preferível que não tenha tanta noção, fica mais fácil de ensinar e direcionar o conteúdo das aulas. Tem é que ter vontade de aprender”.

Nesta conversa preliminar é que Angélica também fala sobre o material que o aluno deverá trazer às aulas, como os lápis, as tintas a óleo e o solvente, “sem cheiro”, para não causar atacar quem é alérgico, enfatiza.

Quanto ao conteúdo que será repassado ao longo só ano, Angélica conta que ensinará o relevante processo de mistura de cores, além de técnica de perspectiva e profundidade. “Também aprenderão a criar, mudar tamanho das artes etc. É preciso, ao menos, ter ideia do desenho que quer colocar na tela”.

A dinâmica até poderia ser mecânica para Angélica, que há tantos anos se dedica exclusivamente às artes, mas o amor pelo que faz é que mantém viva a chama do desafio. “É o que gosto de fazer”, ressalta a artista que acredita existir uma arte dentro de cada indivíduo.

Se as aulas de arte de Angélica está há uma década na Pinacoteca, pelas suas contas, elas existem ao menos há 30 anos. “Era um curso ligado à Secretaria Municipal de Educação, mas mudava sempre de local. Foi então que a Rô (Rosângela Camolese, a secretária da Ação Cultural e Turismo) cedeu esta parte da Pinacoteca”, fala a artista sobre o histórico de um já tradicional ensino de artes em Piracicaba.

Serviço

Inscrições para aulas de pintura na Pinacoteca Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Mais informações: (19) 3433-4930 e (19) 3402-9601 ou e-mail: [email protected]

Erick Tedesco ([email protected],br)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

5 × 3 =