Aulas presenciais são retomadas no sistema penitenciário da região de Piracicaba

Em Piracicaba e Rio Claro são 361 reeducandos estudando (Alessandro Maschio/JP)

A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) retomou, no último dia 4, as aulas presenciais nas unidades prisionais do Estado de São Paulo. Em Piracicaba e Rio Claro são 361 reeducandos estudando, destes 206 estão matriculados no Ensino Fundamental e 155 no Ensino Médio.

Desde o começo da pandemia, essas atividades tinham sido suspensas como forma de evitar a contaminação da população carcerária e dos próprios docentes pelo Coronavírus.  Durante o período, as aulas foram substituídas por roteiros impressos de estudo, compostos por conteúdo das diversas disciplinas e suas respectivas atividades. Os materiais eram produzidos pelos professores da Secretaria de Estado da Educação que já ministravam aulas nas unidades prisionais. Na região central, que engloba 39 unidades prisionais, 5.155 pessoas privadas de liberdade estão estudando.

 RETOMADA SEGURA

De acordo com a Pasta, a volta das atividades presenciais é acompanhada por todos os protocolos científicos para a prevenção e o enfrentamento da pandemia da covid-19.  

“As atividades educacionais fazem parte do processo de ressocialização dos custodiados e dos pacientes dos hospitais de tratamento psiquiátrico”, afirma o secretário da Administração Penitenciária, coronel Nivaldo Cesar Restivo. “Mesmo em tempos de grave crise de saúde pública, o sistema penitenciário paulista fez ajustes na rotina de estudos e viabilizou o acesso à educação”.

LEIA MAIS

Da Redação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 + 14 =