Aumento da demanda faz Saúde alterar funcionamento dos centros de testagem

Foto: Freepik

Para ter acesso ao teste rápido é preciso procurar um dos Crabs que oferecem o serviço, com documentos pessoais

Com as baixas temperaturas e tempo seco é comum o aumento dos sintomas gripais e respiratórios e, consequentemente, mais pessoas procuram as unidades de saúde. Por causa da demanda, a Secretaria de Saúde informou que vai ampliar o atendimento oferecido nos Crabs (Centros de Referência da Atenção Básica) Piracicamirim e Santa Terezinha, que funcionam como centros de testagem por demanda espontânea para investigação epidemiológica de covid-19 e contactantes.

Desse modo, segundo a pasta, a partir da próxima segunda-feira (30), o horário das coletas passam a acontecer de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h30. Anteriormente, os testes eram coletados no mesmo horário em três dias da semana.

No trabalho iniciado há um mês, as duas centrais de testagens realizaram juntas um total de 1.072 exames de antígeno e, deste total, 285 pessoas tiveram diagnóstico positivo para a doença, ou seja, até a quinta-feira (26) a média de novos casos positivos foi de 27%.

Entre os dias 25 de abril e 14 der maio, as centrais funcionaram de segunda-feira a sábado e a partir do dia 16 de maio, as unidades atenderam três dias na semana (segunda, quarta e sexta-feira).

“Com o frio e o tempo seco, os sintomas gripais e respiratórios são mais comuns e, devido a isso a nossa demanda cresceu, porém, os casos positivos para covid-19 seguem estáveis já que desde o início das testagens nos dois centros a média de positivados ficou em 25%. Deste modo, voltamos a ampliar o funcionamento dos centros para que mais pessoas possam ser atendidas”, destacou Filemon Silvano.

Para ter acesso ao teste rápido, a pessoa deve procurar alguns dos Crabs (Piracicamirim ou Santa Terezinha) com documento pessoal com foto e CPF. Farão o teste as pessoas que apresentarem sintomas gripais e respiratórios ou que tiveram contato com alguém suspeito/positivo para a covid-19.

Devido à dificuldade de aquisição do material nos últimos meses, a ação está sendo realizada após envio dos testes pelo Governo do Estado de São Paulo, atendendo a um pedido da Saúde do município.

Em caso de resultado positivo, a pessoa será devidamente orientada pela equipe da unidade quanto aos sintomas, tratamento e isolamento.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dezenove + quatro =