Autor de “A revolução dos bichos” é tema de evento hoje na biblioteca municipal

Foto: Alessandro Maschio/JP

A palestra é com Débora Reis, doutora em literatura

O autor literário George Orwell, muito popular com o título “A revolução dos bichos”, é tema de evento hoje (sábado), às 10h30, na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto – rua Saldanha Marinho, 333, Centro. Sob o tema “Por que Ler George Orwell”, quem ministra a palestra programada para o dia é a mestre e doutora em literatura Débora Reis.O evento é gratuito e seguirá todos os protocolos sanitários vigentes. É obrigatório o uso de máscara.

George Orwell ocupa um lugar de relevância na literatura mundial: a principal característica da sua escrita é a crítica social. Por ter vivido em um momento histórico bem conturbado (1903 – 1950), desde muito jovem – quando ainda não havia adotado o pseudônimo George Orwell e era Eric Blair – ele seguiu seu ímpeto para escrever sobre os seus problemas contemporâneos. Ao contrário do movimento modernista, o escritor traçou um caminho diferente, retomando alguns princípios do realismo e do naturalismo, justamente por ter essa preocupação de abordar o que estava à sua volta, e, a isso, ele deu o nome de “escrita política em forma de arte”.

“Analisaremos a fundo as duas obras mais famosas do escritor George Orwell, “A Revolução dos Bichos” e “1984” para entender a relevância de alguns assuntos e conceitos, tais como crítica social, forma literária, distopia e transformação social. Considerando a relevância cultural dos dois livros, vamos conhecer mais sobre o legado de Orwell na cultura, refletindo sobre questões como tecnologia, a vigilância, ascensão de governos autoritários, a falta de liberdade, manipulação de ideias e falsificação de notícias, entre muitos outros temas” pontua Débora.

Cristiane Bonin
[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vinte − treze =