Autuações por queimadas aumentam quase três vezes

Nos quatro primeiros meses de 2020 foram 20 autos de infração pela prática ante os 69 deste ano.

As autuações por queimadas em Piracicaba quase que triplicaram nos quatro meses deste ano em comparação ao mesmo período de 2020. De acordo com informações da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente), nos quatro primeiros meses do ano passado foram 20 autos de infração pela prática ante os 69 documentos emitidos de janeiro a abril deste ano. A pasta explicou que, após a vistoria, a notificação ou multa depende da avaliação do local feita pelos agentes.

Para infrações como fogo em quintal, considerada pequena proporção, o valor da multa é de R$ 470,44. No caso grandes áreas é aplicado o valor de R$ 2,24 o metro quadrado. De acordo o Corpo de Bombeiros, em 2020 a corporação registrou 611 queimadas entre 1 de janeiro a 31 de dezembro, somente em Piracicaba, sendo 168 ocorrências entre 1 de janeiro e 3 de maio. Já neste ano, de 1 de janeiro a 3 de maio, o Corpo de Bombeiros atendeu a 187 chamadas de queimadas. Uma delas ocorreu na segunda-feira, em um terreno na rua Ângelo Filipini, no bairro Nova Iguaçu.

De acordo com a presidente da associação de moradores, Elisângela Nunes Vicente, a prática de queimadas no bairro e nesse terreno é comum. Ela reclamou da ineficácia da fiscalização e cobrou medidas mais rigorosas para quem é pego ateando fogo. “Alem da saúde pública, o fogo pode provocar acidentes se atingir carros ou casas”, observou. O Pelotão Ambiental de Piracicaba informou que fiscaliza o cumprimento de leis e medidas administrativas. A equipe é formada por 28 Guardas Civis, para averiguar perturbação de sossego público, queimadas, invasão de área verde, podas e supressão de árvores, entre outras solicitações. No ano de 2020 o total de ocorrências atendidas foram 6.953, sendo 693 (fogo e queimadas).

O pelotão fiscaliza fogo em terreno, quintal, mato, exceto plantações (canavial). As denúncias podem ser feitas pelo telefone 3426-1996.A equipe faz a vistoria nos locais e, se constatado fogo, ou vestígios de queimada no local, é registrado por meio de fotografia para as providências necessárias.

Beto Silva

[email protected]

Leia Mais:

1 COMENTÁRIO

  1. Está impossível dormir aqui no jardim Elite e Nova América com o cheiro de queimada durante a noite e depois durante a amanhã. Alguém faça alguma coisa com essas queimadas que está insuportável. Multem o dono dos lotes, é obrigação da fiscalização. Ganham dinheiro público pra que? Façam alguma coisa com urgência porque isso já tá correndo anos e esse inferno não para.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

quatro × 4 =