Avante tem inscrições abertas para curso gratuito de alfabetização de adultos

Professores do Avante vão coordenar curso gratuito de alfabetização de adultos. (Crédito: Claudinho Coradini/JP)

A escola de cursos preparatórios Avante está com inscrições abertas para o curso gratuito de alfabetização de adultos. Os interessados podem fazer a matrícula na rua Dom Pedro I, 525, apresentando RG, CPF e comprovante de residência. Pessoas da terceira idade têm preferência. Ao todo serão 50 vagas.

Professores do Avante vão coordenar curso gratuito de alfabetização de adultos. (Crédito: Claudinho Coradini/JP)


As aulas têm previsão para começar em maio e serão ministradas uma vez por semana pelo professor Fábio Augusto Pacano, às terças-feiras, das 19h às 20h. O local para as aulas ainda não foi definido. De acordo com o diretor do Avante, Rhaian de Souza, a escola tenta uma parceria com o Centro Social do bairro Gilda. “Por ser uma comunidade carente, onde acreditamos ter um público-alvo grande lá, evita o gasto com transporte”, explica Souza, mas a ideia é ampliar o projeto para outros bairros.


Esta é a primeira vez que o curso é oferecido pelo Avante e seguirá a mesma metodologia dos cursos preparatórios para o vestibular, com foco em justiça social e oportunidade. “O intuito do curso é sobretudo dar a liberdade aos alunos, com essa importante ferramenta que é a leitura. Hoje em dia sabemos que não conseguimos pegar um ônibus sem que saibamos ler”, conta o diretor.


Com o projeto, Souza realiza um sonho em homenagem à avó, Rita, de 92 anos. “Infelizmente, por ter tido uma infância muito pobre, e trabalhando a vida inteira como empregada doméstica, nunca teve a oportunidade de aprender a ler e escrever. Sabe somente desenhar seu nome”, recorda.


O curso de alfabetização de adultos é coordenado pelo professor Miguel Moura Kehl, geógrafo que se especializa no tema “como alfabetizar com Paulo Freire”.

Andressa Mota

[email protected]