Avenidas e ruas da região central também apresentam buracos

Muitos trechos da avenida Luciano Guidotti apresentam buracos | Foto: Amanda Vieira/JP

Buracos e rachaduras no pavimento asfáltico são marcas de um defeito estrutural, uma consequência da urbanização. O asfalto desgasta por diversas razões, como repetição das ações do tráfego, subdimensionamento, má qualidade da estrutura ou de uma das camadas do pavimento, baixa capacidade de suporte do solo e por causa do envelhecimento do pavimento. Com o passar dos anos após a fixação, buracos e rachaduras são aceitáveis, mas a permanência em ruas e avenidas, como os presentes em Piracicaba há meses, às vezes anos, não.

O Jornal de Piracicaba voltou às ruas da cidade para verificar reclamações de leitores sobre o assunto. Mais uma vez, a reportagem se deparou com buracos de tamanhos consideráveis para ocasionar acidentes, além de asfalto ondulado, rachado e na eminência de desfragmentar.

No Centro, irregularidades no asfalto tomam diversos metros da rua Tiradentes, principalmente no trecho entre as ruas 13 de Maio e Regente Feijó. Não são buracos grandes, mas se trata de uma via que precisa de reparos.

Outro ponto da área central que merece atenção da Prefeitura, por meio da Semob (Secretaria Municipal de Obras), é a rua Alferes José Caetano, nas proximidades da rua Gomes Carneiro. Segundo uma moradora da região, que não quis se identificar, o buraco do local está ali há cerca de cinco anos. “Virou a função de lombada”, afirma.

A avenida Independência também tem pontos emburacados e de asfalto velho. A leitora Nayara de Andrade Bueno se diz inconformada com alguns locais problemáticos. “Na rua D. Pedro I, logo quando vira da Independência, tem um buraco, precisa desviar subitamente com o automóvel para não cair nele”, ela afirma. Nayara ainda destaca outro local da Independência com deficit de pavimentação. “Existe um buraco grande no cruzamento com a Cristiano Cleopath, e do lado abrindo outro”.

A reportagem constatou que a pavimentação é igualmente problemática em trechos da avenida Comendador Luciano Guidotti, como buracos em frente a um grande supermercado e num pedaço próximo ao Cemitério da Ressurreição, além de um outro – grande – na altura do residencial Guarujá. Moradores do entorno reclamam que são buracos sucessivos e que torna a direção perigosa no local para fazer os desvios.

A Prefeitura informa que vai executar hoje os reparos na Luciano Guidotti. Também ressalta que programou para amanhã o conserto do buracos da avenida Independência, cruzamento com a Cristiano Cleopath, e o da rua D. Pedro I.

Quanto ao problema apontado na Alferes José Caetano, respondeu que “trata-se de afundamento na rede de infraestrutura de água ou esgoto”, e informa que o Semae enviará um técnico até ou local para analisar o problema e programar o serviço.

Erick Tedesco | [email protected]

Leia mais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

2 + 11 =