Azul Naval é a cor destaque de 2020

O tom azul é rico em inspirações marinhas que encontra o equilíbrio entre a calma e a ousadia, ajudando a começar o ano com mais tranquilidade e sobriedade para conquistar planos e metas. Naval é o ponto de encontro do glamour existente no Art Déco e da serenidade que encontrada em um estúdio de ioga, combinando o desejo contemporâneo de se cuidar.

“O uso da cor no design de interiores está mudando. Não se trata mais apenas da estética de um espaço, mas de como você se sente nele,” disse Patrícia Fecci, gerente de marketing para serviços de Cor & Design da Sherwin-Williams.



Com inspiração no apogeu do estilo Art Déco nos anos 20, Naval combina bem com acabamentos luxuosos, como mármore e metais diversos, e ajuda a destacar itens de design requintado. As pessoas estão adotando uma decoração de personalidade, e Naval é o novo neutro acessível que permite a conexão de todos os nossos desejos.


“A próxima década aponta para cores mais ousadas. Este ano, vimos o retorno dos anos 70 e, no próximo ano, acreditamos que a energia vibrante e o design luxuoso dos speakeasies retornará. Naval une o desejo de cores elegantes e inspiradoras com nossa vontade de relaxar e desconectar. Nos próximos 10 anos, continuaremos a nos afastar dos neutros onipresentes e o design parecerá mais pessoal novamente” explica Patrícia.

Olhando para o futuro, porém com uma presença já estabelecida na natureza há muito tempo, a cor Naval tem uma intensidade que lembra o azul do céu noturno e do mar profundo. Essa influência náutica a torna adequada para uso com tecidos naturais e decoração de inspiração costeira, que está cada vez mais popular.

CRIE UM OÁSIS
Um neutro versátil, Naval não se rotula apenas com um estilo de design. Do Boho ao tradicional, do litoral ao contemporâneo, o Naval pode ficar em segundo plano ou desempenhar um papel de protagonista. Um quarto pintado com Naval cria um espaço confortante que incorpora repouso e tranquilidade na casa.


“Utilize o Naval com materiais naturais, como couro, vegetação e tapetes de fibras orgânicas, para criar um oásis de tranquilidade em sua casa. Os móveis e a decoração podem ser misturados em camadas para brincar com volumes e sombras, ou mesmo produzir uma aparência minimalista. O tom de ouro polido como Palha de Babaçu e verdes biofílicos como Azeitona Madura complementam a riqueza do Naval, enquanto neutros claros como Bola de Neve e Toque de Areia compõem uma paleta de cores mais tradicional e permitem que Naval se destaque,” recomenda Patrícia.

ATEMPORAL
Para arquitetos, designers e outros profissionais, a criação de um espaço no qual as pessoas se sintam bem em viver e trabalhar é uma prioridade, e Naval se enquadra perfeitamente para essas situações. Por si só, Naval cria uma sensação de profundidade, que traz atenção e calma para espaços de convivência como escritórios, quartos de hotel e restaurantes.

“Naval pode facilmente entrar no clima que você deseja criar, seja trazendo energia para um restaurante ou serenidade em um quarto de hotel. É uma cor extremamente versátil que estará nos holofotes e atrairá nossa atenção nos próximos anos, ” enfatiza Patrícia.