Umidade não tem melhora por esses dias, pois não há previsão de chuva para a região (Foto: Marco Casale)

As temperaturas mais altas no inverno têm mantido a umidade relativa do ar na cidade próxima ou inferior a 30%. Mesmo com ligeira diminuição da temperatura na região entre hoje (29) e sexta-feira (31), meteorologista do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp explica que a umidade continua baixa pelo menos nos próximos 15 dias e, por isso, é preciso lembrar-se dos cuidados com a hidratação, em especial a dos idosos, e evitar exercícios físicos entre 10h e 15h, principalmente quando a umidade estiver abaixo de 30%.

Ana Maria Ávila, meteorologista do Cepagri, lembra que uma das características do inverno é o tempo seco. “Era esperado que a gente tivesse um inverno mais seco, mais quente. A gente teve um outono mais seco esse ano”, explica e preocupa-se com a qualidade do ar. “Então isso vem agravando com a maior concentração de poluentes, em função das queimadas. A vegetação mais seca faz com que a gente tenha esse maior risco”, comenta Ana.

De acordo com o Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq/USP, a menor umidade relativa do ar nos últimos 10 dias na cidade foi de 26%, registrada no sábado (25), às 14h33. No domingo (26), houve aumento para 37,8%. Mas, na segunda, chegou a 31%, às 15h45, e ontem (28), a 32%, às 13h15.

Segundo Ana, o valor considerado adequado para a umidade relativa do ar é de 60%, porém ele dificilmente é atingido durante o inverno. “Nessa época do ano, por ser um período mais seco, a gente dificilmente vai ter um valor desse. A gente tem como mais predominância valores de 30%, 35%, 38%, 40%, 45%”, conta a meteorologista.

Ana explica que não haverá aumento significativo da umidade relativa do ar mesmo com quedas na temperatura entre hoje e sexta porque há pouca chance de chover na região. “Há maior chance para a faixa leste, litoral. Mas para a nossa região são baixas as chances. Embora não chova, o vento deve transportar um pouco de umidade e deve aumentar ligeiramente, mas é uma melhora temporária. E mesmo assim não vai atingir valores de 60%, vai ficar em 45%, 50%. Porém, isso volta a declinar porque não chove e a massa de ar vai se tornando mais seca novamente a partir do fim da semana”, analisa a meteorologista.

De acordo com o site Clima Tempo, hoje a mínima na cidade é de 16ºC e máxima de 27ºC. Quinta faz 15ºC e 25ºC e sexta, 14ºC e 26ºC. No sábado (1), a máxima prevista é de 27ºC.

Andressa Mota

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

5 × 1 =