Bancários de 13 agências da Caixa participam de atos

Em todo o País aconteceram atos e paralisações dos empregados contra o desmonte da CEF. (Foto: Divulgação)

Em 13 agências da Caixa Econômica Federal da Região de Piracicaba foram realizadas manifestações nesta terça-feira, dia escolhido para ser de luta em defesa do banco público. De acordo com o Sindban (Sindicato dos Bancários), além do ato na agência central de Piracicaba, foram realizadas manifestações em mais 12 agências, incluindo Vila Rezende e Piracicamirim em Piracicaba e em outras dez cidades: Águas de São Pedro, Capivari, Cerquilho, Charqueada, Laranjal Paulista, Rio das Pedras, Tietê, Santa Bárbara D’Oeste e São Pedro.

Em todo o País aconteceram atos e paralisações dos empregados contra o desmonte da CEF. As paralisações duravam até 30 minutos. Segundo o diretor do Sindban Ubiratan Campos do Amaral as atividades são contra a abertura de capital de uma das operações mais rentáveis do banco: a Caixa Seguridade, pela contratação dos aprovados no concurso de 2014. “O banco vem recorrendo na Justiça da vitória obtida pelos concursados daquele ano”, explicou o sindicalista.

Faz parte das reivindicações dos empregados da Caixa, maior proteção contra a covid-19 nas agências, inclusive com a inclusão da linha de frente no grupo prioritário da vacina e pelo pagamento integral da PLR (participação dos Lucros e Resultados) Social, que deveria ser de 4%, mas os funcionários só receberam 3%.

Para o presidente do Sindban, José Antonio Fernandes Paiva, “a Caixa é responsável pelas principais políticas públicas e de desenvolvimento do País”. Segundo ele, privatizar a Caixa vai ampliar a desigualdade social, pois o setor privado só mira o lucro fi nanceiro e a CEF, enquanto instituição pública, gera lucro social.

A Caixa infor mou que manteve o atendimento à população regularmente nesta terça-feira. Até 13 horas, o banco registrou cerca de 400 mil atendimentos em agências físicas.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

onze + 14 =