Banco de Leite Humano do HFC precisa de mães doadoras

Foto: Alessandro Maschio/JP

Na unidade, cerca de 80 das mães têm dificuldades na hora da amamentação

O banco de leite humano é fundamental para atender os bebês que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal – espaço para o tratamento de prematuros ou aqueles que apresentam algum problema de saúde e até mesmo para crianças que vão para adoção – do HPC (Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba). Segundo a coordenadora de Enfermagem do Materno/Infantil, Thalita Montoni Bezerra, cerca de 80 mães, que passam por mês na maternidade do hospital, apresentam alguma dificuldade durante a amamentação.

O HFC recebe, mensalmente, em média a doação de 30 a 40 litros. “Precisamos dobrar esse índice. Os anos anteriores giravam em torno desse número e foram poucos os meses que conseguimos aumentar para 60 litros”, afirma a enfermeira. “Nosso objetivo é manter 80 litros de leite mensais o qual seria ideal para a oferta referida na UTI Neonatal”, completa ela.

A quantidade de leite disponível na unidade apenas consegue manter a amamentação de cerca de 19 internações no mês. A situação se mantém a mesma desde o início de 2022.

COMO DOAR
A doação pode ser feita por todas as mães saudáveis que estão amamentando e qualquer quantidade de leite humano doado já pode contribuir com o melhor desenvolvimento dos bebês, como ajudar com o ganho de peso ou em condições clínicas. Alguns apenas necessitam de 1 ml a cada refeição. Thalita explica que: “100% do leite doado são fornecidos para os bebês internados dentro da instituição”.

As mães interessadas podem entrar em contato pelo telefone: (19) 3403-2820, no qual será feito um cadastro e exames para averiguar se estão aptas para a doação (exames pré-natais e sorológicos). Não há necessidade de se deslocar até a unidade, o HFC oferece coleta domiciliar dentro de Piracicaba.

Fernanda Rizzi
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

15 − doze =