Bancos de areia indicam início do período de seca no rio Piracicaba

Grandes bancos de areia podem ser vistos entre o bairro Nova Piracicaba e a Ponte do Caixão. Foto: Claudio Coradini/JP

Após um período de chuvas regulares durante os primeiros meses do ano, inclusive com chuvas no começo da semana, o Rio Piracicaba passa por um período de transição durante o meio de abril, já que passará da estação chuvosa para um período de seca, com o nível de água em 1,34 metros e vazão de 42,22 m³/s registrados pela Defesa Civil de Piracicaba durante a tarde da última sexta-feira (17).
A transição do Rio Piracicaba para o período de seca é diretamente impactada pelo tempo, já que, segundo Odair Luiz de Mello, diretor da Defesa Civil, não há previsão de chuvas para os próximos dias, alegando que, para transbordar, o nível do rio tem que estar acima de 4,70m.
Em razão do novo período de secas, as pessoas que passarão pela Rua do Porto conseguiram ver uma camada de areia bem em frente as águas. “O nível do rio começou a abaixar devido à ausência de chuvas em nossa região e provavelmente formou-se um banco de areia devido a assoreamento do rio”, detalhou o diretor da Defesa Civil, alegando que não foi nenhum tipo de fenômeno que causou a aparição desta quantidade de areia.
Em relação ao tempo para a próxima semana, entre hoje (18) e o próximo sábado (25), o céu não ficará completamente limpo, mas o tempo será formado por poucas nuvens. No domingo (26), o céu ficará limpo. Sobre a temperatura prevista, a semana contará com dias mornos, com a máxima dos termômetros variando entre 24° C e 28° C, enquanto que durante a noite e o início da madrugada, a temperatura terá uma leve queda, variando entre 12° C e 15° C.
De acordo com a Defesa Civil, nenhum milímetro de chuva caíra em Piracicaba entre hoje (18) e o próximo domingo (26), completando assim 12 dias sem chuvas, já que a última caiu sobre a cidade na última terça-feira (14).